quarta-feira, 9 de setembro de 2015

CULPA DO TRÂNSITO?

   

   Há uma animação,  muito popular, do personagem Pateta no trânsito . Nesse desenho, Pateta aparece como um sujeito calmo, tranquilo e muito pacífico. Ao ver que ia pisar em formigas, ele gentilmente muda seu caminho. Enfim, parece muito pacato, mas é só pegar a direção de seu carro que se transforma em um monstro insensível e perigoso. Passa a ser malcriado e impaciente colocando a si mesmo e os outros em perigo. É um desenho antigo, mas que já mostrava como no trânsito nossa agressividade é facilmente despertada.
   Muitas pessoas acreditam que o trânsito cria essa agressividade e violência, mas a verdade não é bem assim. O trânsito, por pior que seja, não tem o poder de criar nada. Ele só desperta e exacerba algo que já existe dentro de cada um. Uma pessoa que realmente saiba lidar com sua agressividade interna não vai ficar violenta no trânsito. Os que assim ficam é porque não sabem lidar com a agressividade que sentem dentro de si.
   No início do desenho, Pateta estava começando o dia com condições muito boas.  O dia estava glorioso e ensolarado e nada parecia contrariar o espírito do personagem. Mas imaginemos outro cenário. Um que já tenha começado com o dia chuvoso, molhando as roupas do Pateta e trazendo toda uma série de transtornos. Será que pateta iria continuar sereno diante de condições  precária? Provavelmente, não. O que mostra que não é o trânsito que o tirou do sério e o transformou, mas a sua incapacidade de lidar com as  frustrações, dos quais o trânsito está cheio.
   Está na hora de pararmos de culpar o que nos está externo por nossos sentimentos de ódio e ataques de violência. Se não for o trânsito, será qualquer outra coisa que nos trará frustrações e propiciará o terreno para que sejamos violentos. Porém, a questão está na mente e não no cenário. Precisamos, mais do que nunca, aprendermos de fato a lidar com o que sentimos. O trânsito do jeito que está é apenas reflexo do que se passa  nas nossas mentes. Se ele está violento, mal educado e perigoso é porque é assim que estamos internamente. Nossas condições mentais estão precárias. Que tal cuidarmos mais de nossas mentes? ( SYLVIO DO AMARAL SCHREINER, psicoterapeuta em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, quarta-feira, 9 de setembro de 2015). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares