terça-feira, 22 de setembro de 2015

AÇÚCAR NA DIETA PÕE EM RISCO SAÚDE DE CRIANÇAS ATÉ 2 ANOS



   Estudo mostra que um terço das crianças nessa idade já consome bebidas açucaradas , o que atrapalha a absorção de bons nutrientes.

   Crianças hipertensas, obesas, diabéticas e com problemas hepáticos. Esses são apenas alguns dos problemas de saúde que podem surgir quando o consumo excessivo de açúcar impera na dieta infantil. O cenário é preocupante. Seis a cada 10 crianças com menos de 2 anos comem diariamente biscoitos, bolachas e bolos.
   Os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Instituto Brasileiro de Geografia e  refrigerantes ou suco natural. Alimentos nem um pouco recomendados para organismos que ainda estão em fase de  formação. O açúcar pode, segundo especialistas, prejudicar a absorção de alimentos saudáveis pelo organismo, provocando diversos males à saúde.
   Como o organismo ainda está sedo formado, a criança não é capaz  sequer de metabolizar esses alimentos. “Até os 2 anos, o organismo da criança é considerado imaturo. Como não metaboliza esse açúcar, a caloria não é usada. Isso se transforma em gordura, explica o presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria, Gilberto Pascolat. Entre 3 e 4 anos, já é possível que as crianças ingiram esses tipos de alimentos, desde que seja algo esporádico, dis ele.
   Para o pediatra Luiz Ernesto Pujol, que é presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), o consumo desses produtos industrializados, com excesso de açúcar e também de gordura trans, sobrecarrega o fígado. “Isso interfere e dificulta a absorção de outros alimentos saudáveis”, afirma.


   PERDA DE APETITE 

  Pujol ressalta que o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar  por crianças pode provocar a perda de apetite. “Como  o açúcar é muito calórico, pode tirar a fome. Esse tipo de alimento pode ser um substituto perigoso para a alimentação convencional. Crianças podem ficar hipertensas, obesas e facilitar o surgimento de diversas doenças, como diabete”, ressalta o pediatra. A longo prazo o consumo de comidas industrializadas e ricas em açúcar pode desencadear problemas cardíacos e comprometer o funcionamento de órgãos como pâncreas, fígado e rins.

   CRESCIMENTO PREJUDICADO

   Como os açúcares têm baixo teor de nutrientes, o consumo desses alimentos pode afetar até o crescimento e desenvolvimento infantil. “Pode atuar como inibidor da absorção de vitaminas e sais minerais importantes para o crescimento e desenvolvimento infantil”, alerta a nutricionista e professora da Faculdade Paranaense (Fapar), Juliana Bertolin Gonçalves, que integra o Conselho Nacional de Nutricionistas do Paraná.
   Segundo ela, esses alimentos ontem níveis elevados de açúcares que prejudicam a absorção das vitaminas. “Levam a exposição dessas crianças menores de 2 anos a doenças metabólicas que antes acometiam somente adultos e idosos. ( DIEGO ANTONELLI/GAZETA DO POVO)


   FACILIDADES

   Industrializado e perigoso

   Os médicos pediatras são unânimes: a correria diária e a facilidade dos alimentos industrializados são fatores preponderantes para que crianças consumam comidas ricas em gordura e açúcares. “As pessoas acabam achando mais fácil dar algo pronto do que preparar um alimento para o filho”, diz o pediatra Luiz Pujol. Por esse motivo, os próprios pais devem rever hábitos, para não prejudicar a saúde dos filhos. “A partir de uma determinada faixa etária, eles podem até comer, mas não todo dia e em todas as refeições”, diz.

   RISCO 
           
   Mamadeira com suco artificial

   O hábito de consumir açúcar  nos primeiros anos de vida afeta a fase da transição alimentar que começa aos 6 meses, interferindo na descoberta de novos sabores. “Isso prejudica a diversidade alimentar e eleva as chances  de inadequações nutricionais, como a anemia”, diz a nutricionista Juliana Gonçalves. Segundo ela, estudos apontam que sucos industrializados (de caixinha, em pó e néctares) oferecidos a menores de 2 anos em mamadeiras estão relacionados ao desmame precoce, prejudicando o aporte de cálcio e vitaminas A e D e do complexo B.

   ORIENTE-SE

   Cardápio certo

   A nutricionista Juliana Gonçalves orienta como preparar corretamente para crianças de até 2 anos

Até os 6 meses  (Alimentação restritiva)
*Deve ser oferecido somente o leite materno.
*Para crianças que infelizmente foram desmamadas é importante que sejam oferecidos papas de frutas frescas já aos 4 meses.

 APÓS OS 6 MESES ( Boas escolhas)

   *Os alimentos indicados para essa fase devem ser naturais, orgânicos, não processados e ou minimamente processados e nunca industrializados e açucarados e ou salgados demasiadamente. Também são indicados alimentos frescos e balanceados em seus valores nutricionais e quanto mais colorido o prato, melhor.
   *Devem ser incluídos gradativamente todo tipo de alimento (exceto os alimentos que possam causar alergias)em consistência de papa amassada (nunca liquidificada);
   * Após a introdução das frutas,  legumes e carnes fazer preparações em separado, oferecendo em pequenas quantidades, observando a mastigação e o paladar da criança);

   * Crianças menores de 2 anos também preferem comida bem feita, com temperaturas e com pouquíssimo sal. Já as papas de frutas nunca devem ser adoçadas, pois já contém frutose, que é açúcar natural da fruta. ( Página 7, geral , ALERTA, segunda-feira, 21 de setembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA).    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares