segunda-feira, 21 de setembro de 2015

RISCOS DE SER BELO E SUPERPROTEGIDO




   De longa data que se entoa a máxima: “bonitinho e sem conteúdo”, como se todo aquele agraciado com a beleza estivesse ignorado à eterna ignorância. Como se na beleza exaurisse toda a virtude de quem é belo. O belo é belo, nada mais que belo. Ser belo lhe basta. Quem nunca ouviu o “ por fora bela viola, por dentro pão bolorento ”? Novamente, evidencia o preconceito com a beleza, tratando-a como qualidade única de um sujeito, incompatível com  quaisquer outras. Da sabedoria popular também se colhe o alerta acerca da superproteção paterna. “Dou liberdade para meus filhos fazerem o que bem entendem, afinal os crio para o mundo”, é ideia basilar no discurso dos adeptos do construtivismo, cada vez mais em voga. Traçado o cenário, trago a lume os versos do Jorge Bem Jor. “Moro, num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Ora, seria o Brasil o filho bonito por natureza e superprotegido pelo Criador? Adornado por verdes e praias a perder de vista e, não bastasse, a salvo de tantos desastres naturais que acometem seus pares? Seria essa beleza natural a âncora a  tornar inócuos os esforços rumo ao progresso efetivo? A minar quaisquer tentativas de  destacar-se noutras searas? A macular com podridão e feiuras inenarráveis os centros de poder, em contraste com a feição digna de prêmio no concurso de “país universo”?
   E quanto à superproteção em face de diversas expressões de fúria da natureza que reconhecidamente possui? Explicaria o acomodamento deparado em tantos setores?
   Quem dera as explicações para os fracassos atuais fosse assim tão singela. Assim fosse, estariam prestando verdadeiro favor aos poluidores, os desmatadores e congêneres, enfeiando o filho belo na tentativa de despertar-lhe para outros talentos, colocando em prática os dizeres “beleza um dia acaba”. Igualmente, estariam prestando verdadeiro favor à pátria os causadores de enxurradas de corrupção, avalanches de dívida pública, montanhas de discórdia nas relações internacionais. Se é verdade que em toda brincadeira há um fundo de verdade, que o Brasil se inspire, então, guardadas as devidas proporções, em beldades que, por suas múltiplas virtudes, desmentiram todos os mitos em torno da beleza. Vide Elvis Presley e Julie Andrews. Quando à redoma de que decorre a superproteção, torçamos para que seja eliminada por forças tão magnificentes quanto as naturais, porém com a vantagem de não atingir inocentes e desavisados. Que venham, então, mais jorros desse  lava jato colossal, símbolo da esperança de muitos e do despreparo de outros tantos. ( AURORA LEAL, advogada em Londrina, página 2, FOLHA OPINIÃO, ESPAÇO ABERTO, segunda-feira, 21 de setembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares