segunda-feira, 14 de setembro de 2015

REFÉNS


Hoje se completam quatro semanas da invasão da Fazenda Figueira pelo MST. A Figueira não é apenas produtiva: é uma das fazendas mais produtivas do Brasil. Mais do que alimento, ali se cria conhecimento. Conhecimento que depois é multiplicado por todo o país, ajudando o agronegócio a alimentar a população e carregar nas costas a economia nacional nos últimos anos.
   Pertencente a uma fundação privada, a Fazenda Figueira sedia a Estação Experimental Agrozootécnica Hildegard Georgina Von Pritzelwitz, um laboratório de pesquisas de alto nível criado pelo sonho do engenheiro agrônomo Alexandre Von Pritzelwitz. Conhecido como Alexandre Barão, ele doou em testamento a Fazenda Figueira à Fealq sob a condição de que fosse transformada em fazenda-modelo e centro de pesquisas com o nome de sua mãe . Coma invasão da Figueira, vários valores foram colocados em risco. E não são simples valores financeiros, desses que podem ser medidos pelo PIB. O que está em jogo ali é muito mais que isso.
A ciência e a tecnologia são reféns na Fazenda Figueira.
Com a invasão foram suspensas várias pesquisas que consumiram anos de trabalho, persistência e dedicação. Todo esse conhecimento pode se perder.
A educação é refém na Fazenda Figueira
Professores e alunos paralisaram suas atividades de pesquisas e aulas práticas, não por causa de alguma greve,mas porque estão impedidos de trabalhar.
A natureza é refém na Fazenda Figueira. Ali se encontra m santuário da vida: a Mata do Barão, duas vezes maior que a famosa Mata dos Godoy e igualmente importa sob o ponto de vista da biodiversidade. É a única Reseva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Londrina.
A Justiça Social é refém da Fazenda Figueira.  O MST submete famílias a enfrentarem condições  subumanas de moradia, vendendo ilusões para quem precisa de soluções reais e concretas.
A Fazenda Figueira, caro leitor, somos eu e você.  Nós também somos reféns de uma organização política que se nega a deixar o País em paz. E a verdadeira paz, como já disse alguém, não pode ser comprada: ela nasce da resistência ao mal. Liberdade para a Fazenda Figueira! ( Página 5, geral, espaço DIA DE CRÔNICA – PAULO BRIGUET 
briguet@jornaldelondrina.com.br  www.jornaldelondrina.com.br/blogs?comoperdaodapalavra , segunda-feira, 14 de setembro de 2015,  publicação do JORNAL DE LONDRINA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares