terça-feira, 8 de setembro de 2015

O DIA DA PÁTRIA



   Ontem, dia sete de setembro, foi feriado, devido ao dia da pátria, em que celebramos a independência do Brasil. Com certeza, muito se falou ( e ainda se fala ) sobre isso, principalmente em escolas, durante a semana passada e a atual. Então, aproveitando a data, vamos ver a origem de algumas palavras que têm relação com o tema. Aliás, como você deve se lembrar, o nome da área do português que estuda isso é etimologia, e vale dizer que descobrir de onde vem os termo que você usa pode ser um exercício muito divertido. Então, vamos lá.
   Vivemos em um ´PAÍS do latim pagus. “distrito” ou “área demarcada”) chamado BRASIL, nome cuja origem você já deve ter estudado em algum momento de sua vida escolar: os portugueses teriam escolhido esse nome por causa da grande quantidade de uma madeira de cor vermelha, o pau-brasil, encontrada aqui. Entretanto, há uma outra versão. Sobre mapas anteriores a 1500, em que era citada uma ilha ou território a oese das Ilhas Canárias, chamada Brasil ( ou Brezil ) sendo que não se sabe a origem desse nome. Sobre a primeira ( e mais conhecida ) versão, Brasil vem de brasa, palavra germânica que significa fogo. E, só por curiosidade, até 1931 eram aceitas duas grafias: Brasil e Brazil, com Z.
   Já PÁTRIA  vem do latim patria, que por sua vez vem do grego patris ( “ terra natal “),  mas a  raiz  de tudo está em outra palavra grega, patér, que significa “ pai .  De pátria temos PATRIOTA, “ o que ama ou serve à pátria”.
   Um dos principais símbolos de nossa pátria é a BANDEIRA, surgida do latim bandum (“ símbolo, sinal “), que veio do gótico bandwa (“ sinal, estandarte “). No  nossso hino nacional encontramos o sinônimo LÁBARO  ( de labarus ,como eram chamados os estandartes dos exércitos romanos ) e no hino à bandeira há ainda PENDÃO ( do francês pennon  ou do espanhol pendón, uma antiga bandeira triangular )  e em PAVILHÃO ( do francês pavillon, vindo do latim papilio , que significava, originalmente, “borboleta”).
   Aliás, HINO
também vem do latim, lymnus, que pegou a palavra do grego hymnos e era, na sua origem, o nome que se dava às canções em honra aos deuses e heróis. Com o passar do tempo, passou a designar também Cânticos em honra a um lugar ou NAÇÃO ( de natio, “raça, nascimento, origem).
   E, como celebramos a INDEPENDÊNCIA, é importante notar que temos aí a junção do prefixo IN ( que indica negação) e da palavra DEPENDÊNCIA, de dependere ( palavra latina para “estar preso a , estar pendurado”), ou seja, deixamos de estar presos a Portugal.
   Finalmente, é comum,  em muitos lugares do Brasil, termos, nesta data, a realização de DESFILES ou PARADAS. A primeira palavra tem uma origem curiosa , pois vem do latim des+filum, que significa “desfiar, puxar um fio “ uma referência como as pessoas se posicionam, umas atrás das outras, como um fio esticado ( a palavra FILA  tem exatamente a mesma origem). Já PARADA vem de  parata, do verbo latino parare (“ preparar, arranjar, ajeitar”), indicando que se trata de uma apresentação bem organizada.
   Você deve ter notado que quase tudo vem do latim, não é,w É lógico que isso não é uma coincidência, afinal, o português que falamos surgiu como uma evolução natural da língua do antigo império romano. Aliás, como também aconteceu com o espanhol, o italiano, o francês eo romeno. Não por acaso, nosso continente é chamado de América Latina.
   Ah, claro, e FERIADO também vem do latim , no caso, de feriae, que significa “ dia de descanso ou dedicado a festas “, algo que todos nós merecemos. Até a próxima terça! (FLAVIANO LOPES – PROFESSOR DE PORTUGU~ES E ESPANHOL , página 5, FOLHA 2, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, terça-feira, 8 de setembro de 2015. * Encaminhe suas dúvidas ou sugestões para bemdito14@gmail.com ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares