terça-feira, 15 de setembro de 2015

A VÍRGULA



   Em uma coluna anterior, vimos que os sinais de pontuação têm uma função muito importante.  Eles  são a maneira que temos de passar para a escrita algo que é típico da fala: a entonação. Isso é algo que fica claro quando pensamos, por exemplo, em uma pergunta. Aquela entonação típica no final da frase, indicando que esperamos uma resposta, é perfeitamente representada na escrita pelo ponto de interrogação.
   Nesse contexto, a vírgula representa uma pausa. Mas não é aquela pausa que você dá quando para e pensa no que vai dizer ( para isso temos as reticências), nem aquela “pausa” definitiva, quando você já terminou o que estava dizendo ( esse é o ponto final). É aquela pequena pausa, entre uma palavra e outra, que serve para separar melhor as ideias.
   É lógico que existem algumas regras para o uso da vírgula, e vamos falar das principais  mas uma das  maneiras mais práticas de não errar é simplesmente ler o texto em voz alta . Assim, você vai conseguir perceber onde é necessário colocar aquela indicação de pausa.  Se achar complicado nas primeiras vezes, dá para tentar uma outra estratégia: gravar a leitura do texto, ou pedir para alguém ler para você, e ouvir enquanto acompanha, para identificar os momentos em que uma vírgula cairia bem. Esse método, também ajuda a notar onde não colocar o sinal, afinal de contas, se não há pausa na leitura, não precisamos de vírgula.
   Quanto às regras, podemos resumi-las em alguns pontos básicos: 

   * Use a vírgula para separar elementos de uma enumeração, de uma lista (Comi verduras, legumes, frutas, arroz e carne). 

   * Também separamos com vírgula explicações no meio da frase. Essas explicações podem ser, por exemplo, um aposto ( Maria, minha prima, não veio hoje)  ou uma oração subordinada adjetiva explicativa, ( Maria, que estuda aqui, não veio hoje). 

   * Indicações de tempo, modo ou lugar também são separadas por vírgula quando vão no início da frase. Nesse caso, são consideradas adjuntos adverbiais ( No mês de dezembro, chove bastante. De um modo geral, isso é bom para a agricultura. Em Londrina, as chuvas são abundantes.). Aqui cabe uma observação: se a expressão que vai no começo da frase for curtinha, formada por uma palavra só, a vírgula passa a ser opcional (“Amanhã, tenho compromisso” ou “Amanhã tenho compromisso”). 

   * Orações independentes entre si podem ser separadas por vírgula ( Levantou-se, saiu em seguida) , desde que não haja nenhuma palavra fazendo esse serviço ( Levantou-se e saiu em seguida). Só para dar nome aos bois: no primeiro caso temos duas orações coordenadas  assindéticas, já no segundo, a conjunção E introduz uma oração coordenada sindética aditiva, fazendo o trabalho da vírgula.

   * Usa-se a vírgula antes de conjunções  adversativas, introduzindo orações coordenadas sindéticas adversativas. Não se assuste com os nomes, é mais fácil do que parece. Essas conjunções são palavras como MAS, PORÉM, CONTUDO, ETRETANTO, TODAVIA, ETC. ( Queria sair, mas não podia). 

    Você já deve ter aprendido que não se deve usar vírgula antes da palavra E, mas há um caso em que esse uso é necessário, quando depois do E temos uma oração com sujeito diferente da primeira ( João chegou na hora, e  Maria se atrasou).
   * A vírgula também pode ser usada ara indicar a  omissão de um termo, geralmente para evitar repetição ( Eu como arroz no almoço e, na janta, macarrão – note como foi omitido o verbo comer da segunda oração).
   Finalmente, tão importante quanto usar a vírgula no lugar certo é não usá-la quando é proibido. Aí o principal caso é entre sujeito e verbo, onde não se deve colocar o sinal de jeito nenhum (Minha mãe está trabalhando – nem pense colocar uma vírgula entre “mãe” e “está”.
   Ainda ficou com alguma dúvida? Mande par nosso e-mail. Até a próxima terça. ( FLAVIANO LOPES – PROFESSOR DE PRTUGUÊS E ESPANHOL –Encaminhe suas dúvidas para bemdito14@gmail.com  página 5, FOLHA 2, espaço BEM DITO, terça-feira, 15 de setembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares