terça-feira, 24 de janeiro de 2017

UM DEBATE APROPRIADO


   Ainda se discute se medida provisória é o caminho racional para reformar o ensino médio. De fato, é discutível a eficácia do sistema empregado, embora se saiba que a discussão estava na inércia e, de vez em quando sacudida, com o impacto da resposta do Enem e que sempre confirmavam o diagnóstico indispensável de mudanças radicais. Agora, isso ficou comprovado com os dados do Censo Escolar de 2015, tabulados pelo Todos Pela Educação, confirmando que há falta de formação específica e que 46,3% lecionam disciplinas nas quais não têm a formação específica. 
   Por aí se vê que andou mal a proposta do governo, na mexida dos currículos, em vetar o ensino das Artes e de Educação Física, e isso em cima da realização no Brasil dos Jogos Olímpicos. O diagnóstico desse último censo revela as maiores lacunas na formação do nosso magistério ao mostrar que apenas 12% em Sociologia, 23% em Filosofia, 26% em Artes, 27% em Física e 44% em Química são formados na área em que atuam. Diante dessa realidade, resta ao Ministério da Educação sugerir com um remendo essa deficiência estrutural a adoção de cursos de complementação pedagógica. 
   O pior é que no caso paranaense dá para perceber que nosso magistério, por via sindical, jamais incluiu nas suas reflexões e assembleias questões ligadas a carência de raiz tão profundas, mas simplesmente a batalha salarial. Hoje o Paraná é uma das unidades que mais paga seus professores, mas isso não é simétrico com as posições que ocupamos em termos de eficiência no ranking nacional. De José Richa, que inaugurou o primeiro governo de oposição, que tinha um corpo de doutrina nas suas diretrizes, inclusive com forte destaque nessa área educacional, a Beto Richa o que se constata é uma degradação desse valores pela forma como o governo permitiu tal tipo de distorção, inimaginável naquele tempo quando operava no interior do governo um sistema de patrulhas pela boa causa assumida. 
   Dada a relevância da educação, o exercício aí da cobrança era uma consequência normal do engajamento nas diretrizes que foram discutidas ao longo de inúmeras assembleias em que havia comedimento entre o fator técnico e político para não distorcer as decisões. Não dá para imaginar, depois dos fatos estratificados, uma reversão e é visível que ela só pode vir do governo que isolou os professores numa visão pragmática e reivindicatória sem injetar nesse contexto a boa doutrina do mérito e da busca de aperfeiçoamento. (OPINIÃO, página 2, terça-feira, 24 de janeiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares