sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

FREUD EXPLICA?



   Aplicativos já oferecem terapia virtual; Conselho Regional de Psicologia estabelece regras para esse tipo de serviço 

   Fazer terapia por um aplicativo e atacar problemas da mente humana por meio de uma plataforma online é algo possível hoje. E trata-se de uma possibilidade que ter se tornado cada vez mais atrativa, uma vez que o contato virtual já faz parte da rotina pessoal e profissional de muitas pessoas. Exemplo é o FalaFreud, um aplicativo criado no Vale do Silício pelo brasileiro Yonathan Yuri Faber que conecta terapeutas a usuários, tal qual os conhecidos aplicativos de transporte. 
   O FalaFreud foi lançado em outubro e, apesar de não divulgar o número de usuários, diz que tem a pretensão de chegar aos 150 mil clientes no período de um ano. Segundo o fundador, 50 profissionais estão cadastrados na plataforma, mas mais de 7 mil se cadastraram interessados em atender pelo aplicativo. “Antes de cadastrarmos o terapeuta na plataforma é feita uma triagem rigorosa e análise dos documentos e credenciais fornecidas pelo profissional”, assegura o criador. 
   Os usuários pagam R$ 299 para falar de maneira ilimitada com um terapeuta. O profissional acessa a plataforma pelo menos duas vezes ao dia para atender às demandas dos usuários. “Os terapeutas trabalham com os seus pacientes no decorrer do dia , mas a partir do momento que ele estiver trabalhando com um paciente, a sua atenção será única e exclusiva para aquele paciente”, explica Faber. 
   O criador do aplicativo contou, em entrevista por e-mail, que resolveu criar o FalaFreud quando precisou entrar em contato com a antiga terapeuta, mas naquele momento estava morando em Nova Iorque, “Iniciamos um contato pelo WhatsApp e daí surgiu a ideia de que muitas pessoas estariam na mesma situação eu a minha. Fazer terapia por meio do app é mais simples, moderno e acessível ao público em geral.”
   Ele ressalva, entretanto, que nem todas as demandas dos usuários podem ser atendidas pelo aplicativo. “Existem vários estudos que comprovam a eficácia da terapia online, mas há as suas limitações e nem todas as demandas podem ser trabalhadas online. O próprio profissional vai recomendar a terapia presencial. Isso mostra que o aplicativo não irá substituir o consultório, pois sempre haverá demanda para ambos.”
   
    DIFERENÇAS

   Coordenador da Comissão Gestora da Sub-sede de Londrina do Conselho Regional de Pesicologia da 8ª Região (CRP-08), o psicólogo Stelios Stoukos destaca que há diferença fundamentais entre o atendimento online e o presencial por um profissional da Psicologia. “O atendimentos presencial tem características que não conseguem ser reproduzidas online no que diz respeito a construção de um vínculo, relação humanizada e questões de observação do seu cliente. Todo ambiente online tem restrições de contato, de interação.”
   Ao mesmo tempo que alerta para as diferenças entre o atendimento online e o presencial, Sdoukos opina que os serviços virtuais de orientação psicológica são uma nova modalidade que segue a tendência de digitalização. “A gente vive em uma era que é digital. Então, a gente vai ter essa transição de serviços que são presenciais e se tornam digitais, essa é uma demanda real. Acho que isso de orientação online existe também para atender uma demanda como essa. Ninguém é contra (as orientações psicológicas online), o Conselho Federal de Psicologia também não é, só especifica que sejam feitas orientações online, e não psicoterapia. A psicoterapia ainda é de caráter experimental quando no ambiente online. Ainda não é iberada para ofertar à população.”

   CFP REGULAMENTA SERVIÇOS PSICOLÓGICOS POR MEIOS TECNOLÓGICOS

   A resolução 011/2012, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), reconhece serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação à distância. Porém, determinam que estes serviços devem solicitar um cadastro ao seu Conselho Regional de Psicologia. Aqueles com cadastro aprovado podem ser consultados pela população no site do CFP (cadastrosite.cfp.org.br/cadastro). 
   Entre outros pontos, a resolução define que os serviços psicológicos por meios tecnológicos ou de comunicação à distância devem prestar apenas orientação psicológica – e não atendimento psicoterapêutico – e ser limitados ao máximo de 20 encontros ou contatos virtuais. Além disso, devem merecer site exclusivo com registro de domínio no Brasil e contendo informações básicas sobre o “responsável técnico”, como número de inscrição no CRP, currículo, contato e o selo de aprovação do Conselho. CFP, a situação do serviço aparece como em “suspensão temporária”. Nota emitida pelo Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região diz que a ferra menta chegou a ser aprovada em outubro, mas que depois de um tempo o site teria passado por modificações não referendadas pelo CRP da 20ª Região ou pelo CFP, entre elas, a mudança do domínio do site para www.falafreud.com. Como as irregularidades não teriam sido corrigidas, o Conselho Regional decidiu pela suspensão temporária do cadastro do site. 

   CAMINHO SEM VOLTA

   Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o FalaFreud afirmou que “ está em constante contato com o Conselho Brasileiro de Psicologia, e em nenhum momento tomou qualquer atitude sem prévio debate com os responsáveis”. “A evolução do atendimento para canais online é um caminho sem volta. O FalaFreud acredita que os profissionais precisam se adequar e reinventar a forma de atender pacientes, acompanhando o ritmo de vida da maioria das pessoas”, ressalta a nota. (M.F. C)

   AJUDA ACESSÍVEL E DE MANEIRA PRIVADA

   Pesquisa realizada pelo FalaFreud mostrou que a maioria dos usuários resolveu aderir ao aplicativo porque sente vergonha de conversar pessoalmente com um profissional ou porque nunca fez terapia e gostaria de começar. O fato de estar sempre online é outro motivo para o cadastro na plataforma. A busca de ajuda terapêutica provém de razões como angústia, tristeza esgotamento emocional, problemas no relacionamento ou com a família e stress e pressão no trabalho.
    O alto valor do atendimento psicoterapêutico e a resistência das pessoas em procurar um profissional são fatores que levaram dois psiquiatras a criarem uma plataforma d “autoterapia” on-line. “O que nos motivou é fazer com que as pessoas tenham acesso a coisas legais que surgem na psicologia de maneira privada e barata”, conta Diogo Lara, um dos fundadores, que também é pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC- RS). O Código da Mente, segundo ele , não é psicoterapia, porque não é realizado por um profissional. “ É mais parecido com autoajuda. Tem a eficácia da psicoterapia com preço de autoajuda”. 

   EMOÇÕES NEGATIVAS

   Antes da “autoterapia”, o usuário faz um teste para saber qual emoção negativa mais o afeta no momento – medo, raiva, impulsividade e ansiedade são exemplos. A plataforma faz então uma recomendação de módulos relacionados a essas emoções negativa em ordem de prioridade para o .recursos como texto, áudios e vídeos para ajudar o usuário a progredir.
   Lara, que também atende em consultório, compara o Código da Mente e ferramentas online de aprendizado de línguas. Para algumas pessoas, só a ferramenta já é o suficiente para o aprendizado, mas para outras, faz-se necessário o auxílio de um professor. O Código da Mente, diz, pode ser utilizado como uma ferramenta adicional no processo de psicoterapia, mas o seu uso sozinho já pode trazer bons resultados. A plataforma disponibiliza conteúdo gratuito aos usuários, e para conteúdo premium, cobra o valor de R$ 19,90 mensais. (M.F.C). (MIE FRANCINE CHIBA – Reportagem Local, página 4, Mercado Digital – Finanças, caderno FOLHA ECONOMIA & NEGÓCIOS, quinta-feira, 5 de janeiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares