sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

COTAS NA UEL


   Pioneira no sistema, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) avalia neste mês de janeiro as cotas e o desempenho dos alunos beneficiados. Além do acesso ao ensino superior, a permanência dos cotistas é um dos principais temas debatidos pela comunidade universitária, conforme traz a edição de hoje desta FOLHA. Os debates serão importantes para a votação sobre o formato e continuidade do sistema, que deve ser realizada pelo Conselho Universitário (CU) em data a ser definida. A UEL implantou o sistema em 2004 e convalidou em 2011, quando aprovou a reserva de 40% das vagas oferecidas em concursos vestibulares para candidatos de escolas públicas e, deste total, 50% para candidatos que se autodeclararem negros.
   A política de cotas é defendida como uma medida para diminuir as diferenças socioeconômicas históricas entre alunos de escolas particulares e públicas, dando oportunidade aos estudantes menos favorecidos obterem uma formação profissional qualificada, que possa contribuir com uma sociedade mais igualitária. No entanto, o acesso é apenas o primeiro passo. O maior desafio é a continuidade dos cotistas na universidade até a conclusão da graduação. Sem atingir a etapa final perde-se o objetivo da inclusão nos bancos das universidades e, principalmente, no mercado de trabalho com a qualificação necessária para atender as exigências atuais, tanto econômicas quanto sociais. 
   De acordo com o levantamento feito pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UEL, a permanência dos cotistas é maior do que dos candidatos aprovados pelo sistema universal. Dos alunos que ingressaram em 2015 pelo sistema universal, 90,1% permaneciam matriculados no ano passado. Pelo sistema de cotas para escola pública, o índice era de 91,3% e entre os negros, 92,5%. Quando analisados os mesmos percentuais entre 2014 e 2016, os índices são de 80%, 84% e 85%, respectivamente. No último ano, entre estudantes ativos, a UEL tinha 8.318 alunos que ingressaram pelo sistema universal, 3.060 como acesso pelas cotas para escola pública e 820 pelas cotas para negros. Os indígenas somavam 33 alunos. 
   Para manter os cotistas, a UEL já possui algumas políticas de inclusão como Casa do Estudante, bolsas de iniciação científica e de iniciação à docência e apoio pedagógico para alunos que enfrentam dificuldades. Mas a universidade ainda discute outras medidas para suprir as necessidades econômicas, pedagógicas e psicossociais. (OPINIÃO, página 2, sexta-feira, 27 de janeiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares