A história da terra em que se
vive deve ser valorizada e contada às crianças e aos adolescentes. Por meio do
conhecimento e da informação são formados cidadãos plenos, que se sentem parte
das suas cidades e com responsabilidade nos cuidados aos espaços públicos.
Projeto desenvolvido pela Prefeitura de Londrina tem por objetivo levar os
cerca de 6 mil alunos matriculados no 4º ano do Ensino Fundamental para
conhecer pontos históricos como o Marco Zero, a Rodoviária, o Museu Histórico,
o bosque central, a Catedral, a Universidade Estadual de Londrina entre outros.
É importante porque a correria diária às vezes impede que a maioria da população observe os traços arquitetônicos da cidade, suas características e singularidades. Se os próprios adultos desconhecem essa história, não repassarão a seus filhos. E, por isso, projetos como esses devem ser estimulados e ampliados. Junto com a história da cidade, seria interessante que os alunos tivessem conceitos de cidadania, da vida em sociedade e da importância de cuidar e preservar os espaços públicos.
Dessa forma, comportamentos ainda adotados por algumas pessoas, como jogar lixo no chão, pixar fachadas de lojas ou prédios históricos , depredar ou vandalizar locais de lazer poderiam ser reduzidos. A população tem que se conscientizar de que todos são responsáveis pelo cuidado com os espaços públicos. Como cobrar das autoridades uma boa limpeza pública se ainda há pessoas que jogam latas de refrigerante ou cerveja na rua, que despejam resíduos em terrenos baldios? São atitudes inaceitáveis.
Uma boa estratégia seria começar essas campanhas pelas crianças. Os pequenos detém grande quantidade de informação e são formadores de opinião dentro de uma família . Ao cobrar uma atitude correta dos adultos, pode ser o início de uma mudança de comportamento. É importante que todos se conscientizem que a melhoria dos espaços públicos começará a partir da adoção de novas atitudes e que todos têm sua parcela de responsabilidade. ( Página 2, FOLHA OPINIÇÃO opinião@folhadelondrina.com.br pubicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, quinta-feira, 29 de julho de 2015).
É importante porque a correria diária às vezes impede que a maioria da população observe os traços arquitetônicos da cidade, suas características e singularidades. Se os próprios adultos desconhecem essa história, não repassarão a seus filhos. E, por isso, projetos como esses devem ser estimulados e ampliados. Junto com a história da cidade, seria interessante que os alunos tivessem conceitos de cidadania, da vida em sociedade e da importância de cuidar e preservar os espaços públicos.
Dessa forma, comportamentos ainda adotados por algumas pessoas, como jogar lixo no chão, pixar fachadas de lojas ou prédios históricos , depredar ou vandalizar locais de lazer poderiam ser reduzidos. A população tem que se conscientizar de que todos são responsáveis pelo cuidado com os espaços públicos. Como cobrar das autoridades uma boa limpeza pública se ainda há pessoas que jogam latas de refrigerante ou cerveja na rua, que despejam resíduos em terrenos baldios? São atitudes inaceitáveis.
Uma boa estratégia seria começar essas campanhas pelas crianças. Os pequenos detém grande quantidade de informação e são formadores de opinião dentro de uma família . Ao cobrar uma atitude correta dos adultos, pode ser o início de uma mudança de comportamento. É importante que todos se conscientizem que a melhoria dos espaços públicos começará a partir da adoção de novas atitudes e que todos têm sua parcela de responsabilidade. ( Página 2, FOLHA OPINIÇÃO opinião@folhadelondrina.com.br pubicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, quinta-feira, 29 de julho de 2015).
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