terça-feira, 28 de julho de 2015

PRÉ-NATAL COMPLETO É ESSENCIAL PARA A BOA SAÚDE DE MÃE E BEBÊ


                        

   Veja quais são os exames que devem ser realizados  a da trimestre da gestação.

   Quando se pensa em saúde gestacional, pelo menos um aspecto é unanimidade:  a importância do acompanhamento pré-natal. É por meio dos exames feitos em várias fases da gestação que a mulher pode cuidar da própria saúde e do bem-estar do bebê, além de prevenir doenças e complicações que podem provocar o parto prematuro e até mesmo um aborto. A endocrinologista pediátrica Myrna Campagnoli  relaciona  quais são esses exames e em que fase da gestação devem ser realizados.

1º Trimestre

   SÃO OS EXAMES RECOMENDADOS PARA TODAS AS GESTANTES
   Hemograma completo , exames de fezes, urina e Papanicolau: serve para que o médico possa avaliar a saúde da mulher.

   Tipagem sanguínea:procedimento para verificar qual é o fator  Rh da mãe. Importante porque mulheres com Rh negativo que tenham bebês com fator positivo podem gerar eritoblastose fetal.  “Na primeira gestação, o bebê não será afetado, pois a mãe apenas produzirá os  anticorpos contra o sangue do bebê durante o parto. Numa segunda gestação,  esses anticorpos atacam as hemácias  do sangue do bebê Rh positivo, causando anemia muita intensa, icterícia e até alterações neurológicas”, explica Myrna. Para que isso não aconteça, as mães Rh negativo devem ser vacinadas com imunoglobina  anti-Rh.
   Sorologia para citomegalovírus , urina 1 e urocultura, toxoplasmose, rubéola, sífilis, hepatite B, hepatite C e anti-HIV :caso algum desses testes dê positivo,  cuidados são necessários para que o bebê não seja infectado. O ideal, explica a médica , é que esses exames sejam feitos antes da concepção, para que o tratamento de doenças curáveis seja concluído e o tratamento das incuráveis seja iniciado, reduzindo o risco de transmissão materno-fetal.  O tratamento iniciado durante a gestação  implica maior risco para o feto. É recomendável que se adotem medidas de prevenção  de doenças sexualmente transmissíveis, durante a gravidez.
   Ultrassom básico obstétrico transvaginal.
   Glicemia de jejum: indica a quantidade de glicose no sangue. Taxas acima do normal podem indicar um quadro de diabetes gestacional. Identificado o diabetes, o tratamento deve ser iniciado imediatamente através de dieta, atividade física e medicamentos. “A doença pode provocar parto prematuro e alterações fetais. O recém-nascido pode apresentar macrossomia e atraso no desenvolvimento dos órgãos.  No parto, há risco de hipoglicemia neonatal, crises convulsivas e sequelas neurológicas”, explica Myrna. A hipoglicemia materna  também apresenta riscos, pode provocar retardo de crescimento intrauterino e alterações orgânica fetais.
   TSH, T3 total, T4 total e T4 livre, anticorpos anti-titereoideanos : verificam a presença de doenças da tireoide na mãe. O controle da função tireoidiana deve ser rigoroso durante o pré-natal, pois tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo são perigosos para o bebê. “No hipo, há risco de crescimento fetal e do desenvolvimento dos órgãos, além de danos neurológicos . No hiper, há risco de hipermetabolismo fetal, quando o recém-nascido nasce abaixo do peso. 

2º trimestre

   Obrigatórios para todas as gestantes.  Exames analisam a anatomia do feto e previnem infecções:
   Ultrassom morfológico:  Analisa a anatomia do feto e mede o tamanho dos ossos e dos órgãos. Permite avaliar o cordão umbilical e seus vasos, predizendo risco de desenvolver pré-eclâmpsia ( aumento da pressão arterial específica na gravidez) e de diminuição do crescimento fetal por má nutrição.
   Exames de sangue e urina: refeitos para afastar os riscos de contaminação de doenças infecciosas.
   Glicemia de jejum e teste de tolerância à glicose: testes realizados entre a 24ª e 28ª semana para avaliar o nível de glicose e diagnosticar diabetes gestacional.
   Ecocardiograma fetal com Doppler: avalia detalhes morfológicos (formação das estruturas )e funcionais ( função cardíaca) do coração do feto. __________________________________

3º trimestre

   No final da gravidez, são exames obrigatórios para todas as gestantes. Eles detectam as contrações uterinas e podem evitar infecções.
   Ultrassom obstétrico e cardiotocografia : exame que permite ao médico observar a regularidade das contrações uterinas e as oscilações na freqüência cardíaca do bebê. Também são verificadas as condições placentárias e a quantidade de líquido amniótico.
   Pesquisa da bactéria estreptococo B na cultura de secreção vaginal: importante para evitar infecções neonatais. Se a bactéria for encontrada, deve ser eliminada  para que o bebê não seja contaminado no nascimento ao passar pelo canal vaginal.

  Repetir exames de laboratório do primeiro trimestre e fazer coagulograma. ( CAROLINA POMPEO , página 7, geral, GESTAÇÃO, publicação do JORNAL DE LONDRINA, segunda-feira, 27 de julho de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares