sexta-feira, 24 de julho de 2015

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PE A QUE TE FAZ BEM.


          

   Preparar a própria comida e comer em companhia de amigos podem ser formas divertidas de se manter bem.

   Alimentação saudável é aquela que te faz bem, te deixa feliz e mantém o organismo funcionando da maneira adequada. Se alimentar de forma saudável é muito mais se preocupar com os nutrientes que devem ser ingeridos do que perseguir os alimentos que não são saudáveis.  É o que defende a nutricionista Valéria Arruda Mortara. Segundo ela, o problema não é comer costela, por exemplo, é deixar de comer salada. Frutas, verduras e legumes são os alimentos que não podem faltar nas refeições diárias, pois fornecem vitaminas, minerais, fibras e água ao organismo.
   “São alimentos naturalmente balanceados, que facilitam o equilíbrio da nossa alimentação”, explica a nutricionista. Existem três grupos alimentares básicos. As frutas, legumes e verduras fazem parte do grupo de alimentos “reguladores”. As proteínas integram o grupo dos “construtores” e os carboidratos fazem parte do grupo de “energéticos”.
   Neste sentido, é importante que em todas as refeições  principais (café da manhã, al oco e jantar) esteja presente, pelo menos, um alimento de cada grupo. O que acontece é que as pessoas costumam negligenciar o grupo dos alimentos reguladores.
   De acordo com Valéria, é preciso dedicar a mesma atenção e cuidado, aos legumes, frutas e verduras do que é dedicado aos carboidratos e proteínas.

   Preparo

  Um conselho da nutricionista é aprender a cozinhar e preparar a própria comida, o que pode auxiliar na ingestão de novos alimentos, especialmente frutas e vegetais. “O universos dos vegetais é tão grande. É preciso encontrar a forma de preparo que você aceite aquele alimento”, afirma. Como, por exemplo, inserir frutas em pratos salgados, fazer sucos coloridos com frutas e vegetais, procurar receitas de saladas e molhos agradáveis e saborosos.
   Ainda segundo Valéria, comer é um ato nutricional e social. Ou seja, para uma alimentação saudável, no sentido amplo, é preciso dar atenção aos dois aspectos e, sempre que possível, fazer as refeições em companhia de alguém, o que favorece comer com atenção e regularidade, além de aumentar o desfrute da refeição.
   Se alimentar de forma saudável também pode ser divertido. A estudante de música, Renata Landgraf, 20 anos, é prova disso. Desde que veio estudar em Londrina, ela passou a cozinhar em casa e também para os amigos em jantares e almoços de domingo. Renata conta que gosta de pensar em novas maneiras de utilizar os vegetais na alimentação como em lasanhas, batatas recheadas, panquecas e até mesmo em almôndegas e estrogonofes, que também podem ser muito saborosos sem carne.
   “É sempre muito especial reunir os amigos e cozinhar para eles. Nem todos têm os mesmo hábitos alimentares . E, com essas trocas, talvez eu consiga plantar uma ‘ sementinha’ do quanto é importante manter uma alimentação saudável”, diz a estudante.

   Regra

   Cardápio para todos os dias

   A nutricionista Beatriz Ulate, professora da Unopar, afirma que ter uma alimentação saudável auxilia na manutenção do peso ideal, aumenta a imunidade e diminui os riscos de contrair doenças.  A longo prazo uma alimentação inadequada favorece o aparecimento  de doenças como colesterol, diabetes e alguns tipos de cânceres , especialmente de intestino. Por conta disso, ela propôs um cardápio genérico e saudável que pode ser seguida por toda a população diariamente.

Café da manhã: leite, pão e uma fruta.
Almoço:
Arroz, feijão, carne ou substituto, refogado, salada crua e frutas de sobremesa.
Café da tarde:
iogurte com cereais e frutas.
Jantar:
Repetir o almoço ou sopa com verduras e legumes.
Antes de dormir:
Leite morno.

Dicas
                                                          

Dez passos para uma alimentação adequada e saudável
1. Fazer de alimentos in natura  ou minimamente processados a base da alimentação
2. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.
3. Limitar o consumo de alimentos processados.
4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados.
5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia.
6. Fazer compras em locais que oferecem variedades de alimentos in natura  ou minimamente  processados.
7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias.
8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece.
9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora.
10. Ser crítico quanto  à informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.
Fonte: Guia Alimentar para a População Brasileira, Ministério da Saúde,2014.

Interatividade


“Gostou da nossa matéria? Entre no facebook da Unimed Londrina  e compartilhe seu vídeo ou sua dica para uma vida mais saudável e mais feliz.  ( BEATRIZ POZZOBON. Página 11, Conteúdo de Marca – Unimed – Refeições, publicação do JORNAL DE LONDRINA, sexta-feira.24 de julho de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares