quarta-feira, 8 de julho de 2015

LIÇÕES PARA UM PROFESSOR



   Eu pensei que o professor fosse eu!
   Mas aquele  dia me surpreendi com os encantos e as descobertas de um aprendiz.
   A aula estava um pouco monótona e resolvi improvisar e fazer uma pergunta que, na minha perspectiva, seria mais descontraída, afinal, eram crianças, logo, me considerei preparado para respostas, digamos, não tão elaboradas assim. Confesso que a minha intenção era um pouco de diversão:
   - Pedrinho, o que você quer ser quando crescer? – perguntei.
   - Eu quero ser minoria, professor! – ele me respondeu.
   Esbocei um leve sorriso, mas, rapidamente me contive.
   Com certeza ele ouvira aquela palavra expressa num determinado contexto e a interpretou à sua maneira, como seria normal numa criança.
   Temendo algum tipo de constrangimento, evitei  questionamentos sobre o que ele sabia sobre a palavra “minoria”, mas foi aí que sua aula começou:
   - Professor, tem criança que não tem brinquedo, né?
   - Sim, Pedrinho, infelizmente – respondi.
   - E acho que elas não vêm pra escola! Aqui todo mundo tem um monto de brinquedos, né?  - insistiu o menino.
   É verdade – concordei.
   - E a casa delas não deve ser legal porque quando meu pai me traz de carro pra escola eu vejo pela janela um montão de meninos descalços na rua, sem camisa e sem brinquedos – continuou.
   Muitos deles, sim – consenti já intrigado com o rumo daquelas afirmativas .
   - Os meus primos e os meus amigos do condomínio quando fazem muita bagunça ficam de castigo e sem o videogame, mas meus tios me disseram que aqueles meninos que já não têm escola, não ficam em suas casas e não têm videogame ainda vão ter que ir pra cadeia dos adultos quando fizerem malcriação, porque só a minoria não quer assim. Quando eu crescer eu quero ser minoria!
   Fiquei atônito, sem saber o que dizer, sem saber o que pensar!
   Minha única reação, além da vergonha de ser adulto, foi sussurrar:
   - Quando crescer eu quero ser criança! ( Texto escrito por ALBERTO CHAHAIRA SOBRINHO, pedagogo e bancário aposentado em Bela Vista do Paraíso, página 3, FOLHA 2,espaço CRÔNICA, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, quarta-feira, 8 de julho de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares