terça-feira, 14 de julho de 2015

AS DIFERENÇAS



   Ser VIP já foi bom; AGORA NÃO É  grande coisa, e sabe por quê? Porque todo mundo é vip . Quem foi coadjuvante de novela, apareceu no Big Brother, está quase contratado por um clube de futebol – de preferência acompanhado de um escândalo sexual – ou aparece nas revistas de fofoca  é vip, e estamos conversados.
   Ser vip não era para qualquer um. Esta casta – pouco numerosa – tinha direitos que só existiam para ela. Para um vip, quando chegava a um restaurante, sempre havia uma mesa, mesmo no Dia das Mães. No Carnaval, só circulava por camarotes refrigerados, tomando champanhe, enquanto os normais morriam de calor, bebendo cerveja quente. Para o que pertenciam ao seleto grupo, quando decidiam viajar para o exterior, sempre existia lugar nos aviões para o mesmo dia, e eram até convidados a ir na primeira classe. Jamais ficavam na fila de uma discoteca – entravam direto – e, nos grandes shows, eram sempre chamados a sentar na melhor mesa, com comida e bebida de graça.
   Mas, afinal, o que faz uma pessoa ser vip? Hoje, para pertencer a essa turma, basta ser celebridade, e não pense que a vida dela é fácil. Se uma grande festa vai acontecer na cidade, começa o stress.  Será que vai receber convite?  Se  recebeu,  que roupa vai usar? Na festa, será que vai arrasar? Será que vai ser fotografada? E, se for, será que a foto vai ser publicada? E se não estiver boa? E para o camarote da escola de samba, será que vão  chamá-la? E o curralzinho vip para ver o show? Convenhamos: é dura a vida de uma celebridade.
   Há, porém, uma grande diferença entre ser famoso e ter prestígio. Existem aquelas pessoas que são as duas coisas, mas são poucas. E essas fogem dos lugares onde podem encontrar as celebridades. Aliás, quem tem prestígio dificilmente é visto em público e não aceita convite para nenhum acontecimento patrocinado por marca comercial. Já as celebridades  ( ou candidatas a) vão para todos os eventos – e, se forem mesmo muito famosas, até ganham cachê, com hora marcada para chegar e ir embora. Celebridades convocam a imprensa para anunciar que vão ter um filho 15 minutos depois de ficarem grávidas; gente de prestígio não deixa os filhos serem  fotografados.
   O que é ter prestígio? Pensei, pensei e não consegui definir. É algo misterioso, mas que uma pessoa perspicaz percebe logo, sem medo de errar. Basta olhar e já se vê a diferença entre os que têm prestígio e os que são apenas famosos. Aos políticos, banqueiros, atores,  cantores, aos mais ricos, aos que têm casas pelo mundo, nunca vão se misturar os que têm prestígio e os que são celebridades. Pois há um detalhe: essas duas categorias jamais se frequentam – e dificilmente se encontram, seja em um restaurante, seja em casa de amigos. Os que têm prestígio de verdade só vão a lugares onde não haja nenhum risco de cruzar com  uma celebridade, e as celebridades, é óbvio, jamais são ou serão convidadas para nenhum lugar que seja frequentado pelos que tem prestígio. Estes, aliás, ficam a maior parte do tempo em casa para não correr o risco de ser confundidos com os famosos.
   Ter prestígio independe de poder ou de classe social. Nem adianta ter jatinho, usar as bolsas e as grifes mais caras, hospedar-se nos hotéis mais luxuosos do mundo, ter muito dinheiro.  E  só para dar um exemplo: prestígio tem Paulinho da Viola. ( REVISTA CLÁUDIA – ABRIL 2014, página 46, INSPIRAÇÃO Conversa com Danuza
DANUZA LEÃO é cronista, autora de vários livros, entre os quais  Fazendo as Malas ( Cia das Letras)  e É tudo tão Simples (Agir).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares