Obra deve ser construída na rotatória das avenidas Dez de Dezembro e Leste-Oeste
O edital para a construção de um viaduto na rotatória das avenidas Dez de Dezembro e Leste-Oeste, na zona leste de Londrina, foi aberto nesta terça-feira (14) pela prefeitura. A abertura dos envelopes com os documentos de habilitação dos concorrentes está prevista para 8 de dezembro. A grande preocupação dos órgãos responsáveis pela obra é quanto ao trânsito durante o tempo em que o serviço será executado – cerca de 450 dias. O trecho é um dos mais movimentados da cidade, pois é o principal ponto de entrada dos motoristas que vêm da Avenida Brasília em direção à zona sul e ao centro da cidade.
“A alternativa encontrada com os estudos foi de quem está vindo pela Dez de Dezembro, no sentido da Rodoviária, terá que entrar pela rua Potiguares e seguir até o (Estádio VGD) para pegar a Lese-Oeste ou virar à esquerda mais à frente. Quem quiser ir ao shopping Boulevard deve virar essa rua e contornar o viaduto”, explicou Nado Ribeirete, presidente do Ippul (Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Londrina).
A alternativa apontada pelo Instituto para minimizar os problemas no trânsito passa pela duplicação da rua Potiguares e pelo fechamento completo de todos os sentidos do trecho da obra em algum momento. O trânsito no local deve ficar prejudicado por cerca de 450 dias.
“Como existe o processo de abertura do edital, do início das propostas e a abertura sendo no dia 8, não temos uma data estabelecida ( para o início das mudanças), mas já pedimos prioridade. Essa nos parece ser a melhor alternativa por enquanto e as modificações devem ser feitas anteriormente para que possamos fiscalizar, junto à CMTU (Companhia Nacional de Trânsito e Urbanização), como ficará o trafego naquele local”, completou Ribeirete.
O início da estruturação do viaduto ainda não tem data definida, segundo informou o secretário de Obras João Verçosa. “O processo deve correr, esperamos os dados legais, marcamos uma data para abrir as propostas, teremos os julgamentos das propostas e se alguma empresa perder, pode recorrer. É um processo que demora”, observou.
A obra viária já era prevista na concepção do Superbus, proposto no fim do governo de Alexandre Kireeff (PSD) e deve criar um pontilhão que deve facilitar a travessia das vias sem a necessidade de parar em uma rotatória. Prevista a um custo de R$ 21 milhões, os trabalhos, após iniciados, vão se estender por mais de um ano. Segundo o secretário de Gestão Pública Fabio Cavazoti, se não houver interposição de recursos, o contrato pode ser assinado entre o fim de janeiro e o início de fevereiro de 2018.. (FONTE: MATHEUS CAMARGO e LUÍS FERNANDO WITTEMBURG, página 3, FOLHA CIDADES, quarta-feira, 15 de novembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
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