sábado, 4 de novembro de 2017

DESIGUALDADE DE GÊNEROS

 
   O Fórum Econômico Mundial estima que vai levar 100 anos para que o mundo atinja a igualdade entre homens e mulheres. Na quarta-feira (2), a organização divulgou seu relatório anual, que analisa a diferença entre gêneros em quatro aspectos: participação e oportunidade econômica, nível educacional, saúde e expectativa de vida e empoderamento político. 
   Nos últimos 11 anos, o mundo vinha diminuindo lentamente essa desigualdade. O novo relatório mostra o primeiro retrocesso, desde o primeiro levantamento feito em 2006.
   A situação no Brasil é pior que a média mundial. Nossa nota baixou de 0,687 para 0,684 de 2016 para 2017. E s posição no ranking de 144 países piorou muito, saindo da 79ª para 90ª. O histórico do estudo do Fórum Econômico Mundial mostra que outras nações trataram de combater a desigualdade de gênero mais que o Brasil, já que o País se encontrava no 67º lugar há 11 anos. Hoje, em toda a América Latina, só ganhamos do Paraguai (96º) e Guatemala (110º). Estamos bem atrás da Argentina (33º Colômbia (36º), Peru (48º), Uruguai 56º), e Chile (63º).
   A pior situação brasileira (110ª) se dá no quesito empoderamento político. Não é necessário fazer uma pesquisa para entender o porquê. O Congresso Nacional espelha bem a desigualdade entre homens e mulheres por aqui. Ela são apenas 11% na Câmara dos Deputados e somente 16% no Senado. 
   No Executivo, a relação, que nunca foi equilibrada, piorou no governo de Michel Temer. Quando o peemedebista deu posse a 23 ministros no ano passado, ainda como interino, não havia nenhuma mulher. Ele só foi nomear a primeira ministra, Grace Mendonça, da AGU (Advocacia Geral da União), quatro meses após chegar à presidência, depois de muito ser criticado. 
   O País tem apenas 640 prefeitas, nem 12% do total de líderes do Poder Executivo municipal. Em Londrina, de 19 vereadores, apenas uma é mulher. “A desigualdade de gênero é um imperativo moral e econômico. Alguns países entenderam isso e agora estão colhendo os dividendos das medidas tomadas para tratar o tema”, afirmou o chefe de Educação, Gênero e Trabalho do Fórum, Saadia Zahidi.
   Se nenhuma medida inclusiva for tomada, o Brasil será um dos últimos a superar a desigualdade entre homens e mulheres, daqui a um século. (OPINIÃO, opinião@folhadelondrina.com.br página 2, 4 e 5 de novembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares