domingo, 24 de maio de 2015

QUE TUDO PASSE





   O primeiro disco de George Harrison, depois que os Beatles acabaram, chamou-se Todas As Coisas Tem de Passar.
  
Sim, que tudo passe,  das paixões aos impasses.
   Vimos tantos  filmes VHS! Aquele cartucho enorme,  enfiável  num aparelho ao lado da tevê de tubo grossa  feito toco de açougue!
   Pois é, também passamos do toco de açougue para o balcão frigorífico dos supermercados.
   E, depois de tanto VHS, vimos tantos DVDs que, porém também passaram, como também estão passando os CDs, que já foram fita cassete um dia, quem diria.
   E, antes da fita cassete, só existia o gravador de rolo, antes do qual nada se gravava, os sons perdiam-se para sempre. As orquestras tocavam maravilhosamente e eram ouvidas só por quem estivesse no teatro.
   A nonna ouvia rádio-novela com os pés na cadeira de palhinha, pitando palheiro e cuspindo na escarradeira – e passaram as rádio-novela,  passaram os palheiros e as escarradeiras. As cadeiras de palhinha, porém, tornaram-se chiques, de tudo fica um pouco, conforme o poeta.
   Meu neto pega música em  alta fidelidade na nuvem da internet. Outro dia descobriu minha coleção de discos long plays no porão, perguntou: que é isso, vô?  Música, falei. Ele foi tirando os discos negros das capas, até perguntar: são músicas de luto, vô?
   Sou do tempo em que guri  trepava em árvore e as mães davam graças a Deus, ao menos estavam a vista.
   Espero que as árvores não passem. Nem a vontade moleca de trepar em árvores  e telhados.
   E que também não passem os papagaios, voltem todo ano no céu dos arrebaldes, empinados por guris tão hábeis quanto descalços, e que seja por gosto, não por falta de sapatos.
   Também não passem os piões, bolinhas de gude, os bilboquês e os carrinhos de rolimã, apesar de tanto asfalto esburacado. Se passarem, que não seja porque os guris só tem olhos e dedos para celulares.  Não deixe, Deus, não deixem, pais, que percam a infância só enfurnados numa telinha.
   A corrupção é que podia passar, ou ao menos diminuir. Mas isso não depende de Deus, né, mas de nós.
   Também não passe a vontade de comer pipoca em noite de frio, de chupar pirulito em festa de criança, de correr com o cachorro em gramado, de chupar manga se lambuzando. De beber água de mina na palma da mão.
   Passem os poentes, maravilhosamente. Mas não passe esta vontade de andar ou ver tevê de mão dado com meu amor, e o gosto de ser honesto mesmo quando parece que a ladroagem tomou conta de tudo.
   E que passem as modas, mas o coração continue com a corda toda. Amém. (
Texto escrito por  DOMINGOS PELLEGRINI, página 16, espaço DOMINGOS PELLEGRINI  d.pellegrini@sercomtel.com.br  publicação do JORNAL DE LONDRINA, domingo, 24 de maio de 2015).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares