segunda-feira, 18 de maio de 2015

SAÚDE – SEM BANHO DE SOL DIÁRIO, JOVENS E IDOSOS CARECEM DE VITAMINA D


 Preocupações  com riscos de câncer de pele, o uso excessivo de filtro solar e a vida urbana com poucas atividades ao ar livre têm provocado essa deficiência.

   Todo mundo sabe que o excesso de sol pode trazer danos irreversíveis à saúde. O que muita gente ignora é que a falta de exposição ao sol traz conseqüências igualmente ruins. É principalmente por meio dos raios ultravioletas que o organismo humano produz a vitamina D, nutriente responsável pela prevenção de diversas doenças .Estudos mostram que a população mundial  vive uma pandemia de deficiência de vitamina D, inclusive em  países tropicais, como o Brasil.
    De acordo com a Sociedade Brasileira de  Endocrinologia e  Metabologia (SBEM), um levantamento realizado na cidade de São Paulo apontou valores inadequados de vitamina D em 85% dos idosos e e em 50% da população de jovens saudáveis. As preocupações com os riscos de câncer de pele, o uso excessivo de filtro solar e  vida urbana com poucas atividades ao ar livre  tem provocado essa deficiência. Há dois anos, A SBEM chegou a discutir com o Ministério da Saúde a inclusão da vitamina D na lista de medicamentos fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

   Exposição

   A exposição de braços e pernas ao sol, num período de 5 a 20 minutos, três vezes por semana, já produz níveis adequados de vitamina D. O período de exposição varia de acordo com a cor da pele, já que as mais escuras são mais resistentes ao sol e menos eficiente na produção de vitamina D. Conforme a idade vai avançando, o banho de sol deve ser um pouco mais demorado.
   Quem não consegue ter esse contato com o sol, pode adquirir vitamina D por meio da alimentação . De acordo com a nutricionista clínica funcional Mirela Ferreira, os alimentos com maiores quantidades de vitamina D são o óleo de fígado de bacalhau, o salmão, a ostra, o ovo e a sardinha. “Uma porção de 13 gramas de óleo de bacalhau já garante 34 microgramas de vitamina  D. O organismo de um adulto, por exemplo, precisa de pelo menos cinco microgramas por dia”.
   Durante muito tempo, cientistas acreditaram que a função da vitamina D era exclusivamente para o metabolismo do cálcio e para a preservação dos ossos, sendo especialmente importante para prevenir a osteoporose. Hoje, a deficiência de vitamina D está associada a doenças como diabetes, infecções, depressão, obesidade, doenças cardíacas e autoimunes, distúrbios metabólicos e diversos tipos de câncer, entre outras.

   Aula no sol 


   Foi preocupada com isso que a professora de ciências Juliana Fonteque, de Londrina, decidiu trabalhar o assunto com os alunos do quinto ano da Escola Educativa. “Eu descobri que tenho deficiência de vitamina D e imaginei que meus alunos também devem ter. Decidi tirá-los da sala de aula  e ir para o sol”, conta. Nasceu assim o projeto O dia D, que além de ensinar sobre a importância da vitamina D promove atividades no pátio, sob o sol. “Pelo menos duas vezes por semana, eles ficam por 15 minutos no sol, fazendo  alguma atividade na apostila ou alguma leitura que antes seria feita em sala de aula”, conta a professora. Para marcar o dia D, as crianças são carimbadas com o desenho de um sol, para se lembrarem da importância do banho de sol para a saúde e divulgarem a informação também fora da escola.
                                                                             50 por cento da população de jovens saudáveis
                                                                        tem valores inadequados de vitamina D, segundo -
                                                                        levantamento da Sociedade Brasileira de Endocri-
                                                                        nologia  e Metabologia (SBEM),realizado na cidade
                                                                        de São Paulo.

                               RECOMENDAÇÃO

                        Necessidade de vitamina D por faixa etária,   segundo a U.S. Dietary Reference
                        Intake (DRI):
·         Homens de 13 a 50 anos:  5 a 10 mcg/dia 
·         Homens de 51 aos 70:  15 mcg/dia
·         Mulheres de 13 a 50 anos: 5mcg/dia
·         Mulheres de 51 a 70 anos: 10 mcg/dia

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA D

·         Óleo de fígado de bacalhau – 34mcg em 13mcg
·         Salmão – 3,5 mcg em 100g
·         Ostras – 8 mcg em 100g
·         Ovo cozido – 0,65 mcg em 50g(1 unidade)
·         Sardinha em lata – 7mcg em 100g
·         Fígado de galinha – 3,75 mcg em 100g
·         mcg: microgramas  por dia.

BENEFÍCIOS
Interatividade sob o sol

A aluna Júlia Vilela, de 12 anos, participa do projeto O dia D, da Escola Educativa, reconhece a falta de exposição ao sol das crianças de sua geração. “Hoje em dia, as pessoas não tomam muito sol, as crianças ficam muito dentro de casa e quase não brincam na rua por causa da violência e a falta de segurança”, argumenta. Segundo ela, a nova rotina das aulas de ciência, além de promover a produção de vitamina D nos alunos, traz outros benefícios. “Do lado de fora, a gente até interage mais. A aula melhorou bastante”.

Modismo
SUPLEMENTOS E RISCOS


A deficiência de vitamina D tem levado muita gente s fazer a suplementação desse nutriente. A nutricionista clínica funcional Mirela Ferreira  alerta que esse é um caminho perigoso. “É o tipo de coisa que acaba virando modismo e as pessoas tomam indiscriminadamente.”. Segundo ela, é preciso descobrir, por meio de um exame de sangue, se existe deficiência e de quanto é. “Essa suplementação deve ser feita através de prescrição médica”, ressalta. O consumo de vitamina D acima no normal pode aumentar o risco de inflamações cardíacas. Outro alerta feito pela nutricionista  é em relação a alimentos enriquecidos com vitamina D, como alguns tipos de leite. “É  preciso cuidado ao contar com esses alimentos fortificados para a ingestão de vitamina D. Precisa avaliar como a vitamina está porque pode ser que o organismo não consiga absorvê-la. ( REPPORTAGEM LOCAL – JULIANA GONÇALVES   jgonçalves@gazetadopovo.com.br  página 8, publicação do JORNAL DE LONDRINA, segunda-feira, 18 de maio de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares