quinta-feira, 28 de maio de 2015

FOTO HISTÓRICA MOSTRA QUE HARPIAS JÁ VIVERAM NA REGIÃO DE LONDRINA




A  suspeita é de que a imagem , de 1934, foi feita pelo fotógrafo da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná ( CMNP) CARLOS KRAEMER; o animal, extinto no Norte do Paraná, pode ter mais de 2,5 metros de envergadura e pesar 10 quilos.
   Uma foto divulgada nas redes sociais da Prefeitura de Londrina,  chamou a atenção dos internautas nos últimos dias. A imagem fornecida pelo Museu Histórico, mostra uma das maiores aves de rapina brasileiras,  a harpia, sendo segurada por dois moradores locais.
   Extremamente sensível, a harpia foi provavelmente extinta na região logo nos primeiros anos de formação de Londrina, com o avanço do desmatamento. A ave, chamada de gavião-real, integra o brasão do Paraná
   De grande porte, a harpia pode ter mais de 2,5 metros de envergadura, da ponta de uma asa à outra. Na imagem fornecida pelo Museu Histórico, a ave parece ter mais de 1 metro de altura. O peso dela pode ultrapassar 10 quilos.
   Segundo o Museu Histórico, não há referências  sobre quem fez a foto , de 1934, na qual a alemã Margarida Kraemer, uma pioneira de Londrina, ergue a ave abatida, com a ajuda de um homem desconhecido.
   A suspeita é que o autor da imagem seja Carlos Kraemer, marido de Margarida. Ele era fotógrafo da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) e costumava registrar paisagens, matas e rios para divulgar a venda de terras da região no Brasil e no exterior.
   I imagem está no livro Jubileu de Prata, lançado em 1959 para comemorar o aniversário de 25 anos de Londrina.
Redes Sociais
   A foto gerou diversas reações nas redes sociais. Muitos internautas criticaram-na pelo tom negativo e até chocante. “Mas é uma imagem de outro contexto: o do começo de Londrina”, diz o ornitólogo Renan Oliveira. “Era o tempo do desmatamento para abrir a cidade. O pecado, e o crime ambiental, seria ver alguém hoje abater um bicho desses, diante de toda consciência ecológica que aprendemos”.
   Oliveira confessa que ficou impressionado com o registro. “Claro que dá uma pontada no peito. É um bicho muito importante para a avifauna e que, infelizmente, não existe mais por perto”.  As harpias, atualmente, vivem apenas em grandes áreas preservadas.
   O local mais perto de Londrina onde, com sorte, seria possível avistar um exemplar desses solto é o Parque Nacional do Iguaçu, mas do lado argentino. Em cativeiro, as harpias existem no Parque das Aves. Em Foz do Iguaçu.
   “As harpias têm alimentação baseada em grandes animais. Elas se alimentam,  por exemplo, de macacos-bugio  e de cervos, que também se tornaram raros. Onde esses animais não sobreviveram, as harpias também não estarão lá”, assegura.
   O especialista em aves acrescenta que as espécies de rapina de porte, a exemplo da harpia, são cada vez mais raras. “Uma harpia nem se compara a um simples carcará, por exemplo. O carcará é uma  bonita ave, mas não depende de florestas e vive muito bem n cidade. É um carniceiro que se alimenta de pombas. A chance de um carcará desaparecer por impactos ambientais urbanos é quase zero. Já a harpia é infinitamente mais sensível.
                                                                 “

                                                     As harpias têm alimentação baseada em grandes animais.
                                               Elas se alimentam, por exemplo, de macacos-bugio- e de cer
                                               vos, que também se tornaram raros. Onde esses animais não
                                               sobreviveram , as harpias também não estarão lá. ( Rena
n Oliveira
                                               -Ornitólogo.
  (Extraído da página 6, MARCELO FRAZÃO marcelof@jornal de Londrna   publicação do JORNAL DE LONDRINA,  quinta-feira, 28 de maio de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares