quarta-feira, 27 de maio de 2015

ETIMOLOGIA: VALE A PENA SER CURIOSO


Conforme já comentamos em uma das primeiras colunas, o estudo de uma língua é feito através de uma série de áreas. A gramática (conjunto de regras) é apenas uma dessas áreas do conhecimento. Também temos a morfologia ( que estuda a forma das palavras), a sintaxe (função das palavras no texto)a fonética e a fonologia ( estudo dos sons) e várias outras.
   Mas hoje vamos tratar de uma das partes mais interessantes e curiosas da língua: a etimologia. Trata do estudo da história das palavras, de sua origem e de sua evolução através dos tempos. Falando assim, pode não parecer tão atrativo, mas garanto que, sendo curioso sobre o assunto, você vai acabar descobrindo coisas que nem imaginamos. Vamos ver alguns exemplos.
Decorar: Na sua vida escolar, com certeza você já teve que decorar algo, ou, em outras palavras, saber de cor. O que talvez você não saiba é que essa palavra vem do latim “cor” ou “cordis”, que significa coração. Isso porque os antigos (o s gregos e, posteriormente, os romanos) acreditavam que informações e sentimentos eram guardados no coração, e não no cérebro. Consequentemente, aquilo que você guardou e não esqueceu foi “decorado”, ou seja, “armazenado” no coração. Só pra complementar, a palavra “cardis” também deu origem a termos como “cardíaco” ou, “cardiologista”.
Judiar: Essa tem uma explicação triste. Com certeza você já utilizou esse verbo, ou talvez um de seus derivados, como o substantivo “judiação”, mas provavelmente sem saber que a palavra vem de “judeu”.  Significa  tratar alguém como os judeus foram tratados (ou maltratados), para ser mais específico). Logicamente, a situação dos  judeus hoje em dia é bem diferente do passado, mas o termo permaneceu. Algumas pessoas consideram, inclusive, que é uma palavra preconceituosa, que deveria ser evitada, como o próximo exemplo.
Denegrir: Ao pé da letra quer dizer “torrar negro”. Se for usada no sentido mais literal, de escurecer, não há problema, como por exemplo, em “a unha do polegar denegriu-se por causa da pancada”. O problema é que se usarmos no sentido mais comum, de tornar algo ruim (“isso denegriu a imagem  do político”), há uma clara conotação racista, de que o que é negro é ruim. Mais ou menos como acontece com a expressão  “a coisa está preta).
Gorjeta: Essa é bem curiosa, pois vem de uma palavra pouco conhecida na língua portuguesa, “gorja”, que significa “garganta”. Podemos encontrar outra  palavra  da mesma família nos versos de  Gonçalves Dias: “Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá;  aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá”. No caso das aves, tudo bem, afinal elas usam a garganta para cantar (gorjear), mas o que isso tem a ver com a gorjeta dada a algum trabalhador? Bem, antigamente, era comum pagar uma bebida a quem executava pequenos serviços, como agradecimento. O problema é que a pessoa, depois de várias “gorjetas”, ficava embriagada e incapaz de continuar trabalhando. Então, pouco a pouco, a bebida foi sendo substituída por um trocadinho, dando origem à ideia de gorjeta que temos hoje em dia.

   Esses são alguns exemplos de como podemos aprender mais sobre a língua simplesmente sendo curiosos. Para descobrir mais, você pode buscar em bons dicionários, que geralmente trazem alguma informação sobre a origem da palavra. Ou, para ser ainda mais específico, é possível  encontrar na maioria das bibliotecas um exemplar de um dicionário etimológico, que trata especificamente do tema. Claro que você também pode recorrer à  internet, mas lembre-se de que nem tudo aí é confiável, é importante buscar um site com credibilidade para isso.
   Em outra ocasião voltaremos a tratar do tema.  Enquanto isso, mande suas dúvidas e sugestões para o nosso e-mail: bemdito14@gmail.com.  Até a próxima terça. FLAVIANO LOPES – Professor de Português e Espanhol. Caderno FOLHA 2, página 5, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, terça-feira, 26 de maio de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares