quinta-feira, 21 de maio de 2015

LIVROS PARA OUVIR EM QUALQUER LUGAR


Os  audiolivros  chega, no formato de streaming por meio de aplicativos para dispositivos móveis.

   Na correria  do dia a dia, pode faltar tempo de parar e ler um bom livro. Mas e se fosse possível usufruir de um livro enquanto está dirigindo ou fazendo exercícios na academia? Seria perigoso se o livro não estivesse em formato de áudio. Os chamados audiolivros entram no mercado agora em um novo formato: em streaming, disponibilizados através de aplicativos móveis.
   No País, há pelo menos dois aplicativos que oferecem a experiência do audiolivro em português – Tocalivros e Ubook. O Ubook foi lançado em outubro do ano passado, e usa o modelo de assinatura. O usuário  paga um valor mensal para usufruir de todos os títulos disponíveis no acervo. Em parceria com operadoras, a ferramenta já tem mais de 600 mil usuários. Com cerca de 1.000 livros no catálogo, o  Ubook também  é uma editora e tem livros próprios, além de parcerias com 20 editoras. O Tocalivros foi lançado em novembro de 2014, tem 350 livros no acervo r  15 mil usuários.
    O público-alvo dos aplicativos de streaming de audiolivros , segundo o sócio do Ubook Eduardo Albano, é aquela pessoa sem tempo de ler, mas que, na academia ou no transporte público, está sempre “plugada”em um smartphone ou tablet.
   “Quando foi a última vez que alguém te contou uma história?", perguntou, por sua vez, o sócio do Tocalivros, Ricardo Camps. A ideia desse produto, de acordo com ele, também é resgatar o costume que as pessoas tinham de ouvir histórias quando eram crianças. “A proposta é ter alguém que conte uma história pra você”.
   Os aplicativos são semelhantes aos serviços de streaming: o usuário cria uma conta e tem acesso ao catálogo de conteúdos. No caso do Tocalivros escolhe o livro que deseja ler e efetua a compra. Já pelo Ubook, o usuário assina o serviço e então  tem acesso a todo o acervo.
   A narração em ambos aplicativos é natural e, no Tocalivros, pode contar com música de fundo que varia de acordo com a trama. Depois que o usuário faz uma pausa na escuta, o aplicativo retorna a narração do ponto onde parou. Porém, também é possível fazer marcações de trechos. Assim como nos e-books, a navegação é feita por capítulos.
   Lá fora os aplicativos de streaming de audiolivros, a exemplo da Audible, da Amazon, j´são mais populares. O mercado mundial de audiolivros faturou, em 2013, R$ 1,3 bilhão. De acordo com os dados mais recentes da Audio Publishers Association ( APA), entidade sem fins lucrativos que reúne a cadeia de audiolivros  no mundo. Neste mesmo ano,  o mercado de autolivros tinha 35.713 título à disposição dos consumidores.
   Não existem dados sobre este mercado no Brasil, mas segundo Camps, do Tocalivros, esta não é a primeira onda de audiolivros no País. “Falar que o audiolivro é uma grande novidade é difícil, já teve em CD”.
   O CD  tinha algumas desvantagens, como conta  Eduardo Albano, do Ubook. “Ele não é amigável, não permite  continuar de onde parou. O mercado de editoras estava desacredita do audiolivro”. E foi de olho nesta oportunidade que Albano resolveu investir no livro falado. “Com o smatphone e o crescimento deste mercado, foi possível resolver este problema”, diz, referindo-se à possibilidade do aplicativo retomar a escuta de um livro do ponto onde parou.


‘ MAIS UMA FORMA DE DISTRIBUIR CONTEÚDO’

   O objetivo do audiolivro, entretanto, não é concorrer com o livro impresso, ressaltam os empresários. “Tem gente que gosta de ter o livro físico, colecionar, mas dependendo do livro, compra e-book, audiolivro”,comenta Ricardo Camps, do Tocalivros. Ele admite, no entanto, que as editoras têm ainda um certo “receio”em apostar nesse produto. “Mas têm tido receptividade. É questão de aceitar o modelo com o tempo”. Até o final deste ano, o Tocalivro pretende expandir seu catálogo para 2.500 livros.
   “O audiolivro é um grande aliado do livro”, acrescenta  Albano, do Ubook. “É mais um meio de entregar conteúdo,  uma outra experiência”.
   A editora Ediouro comercializou audiolivros em formato de CD e em Mp3 entre 2009 e 2010. “Mas nem todos os equipamentos liam Mp3, lembra a analista de mídias digitais da editora, Mariana Mello e Souza. Ela também conta que um problema muito grande do formato do CD e do Mp3 era a falta de sincronização. Encontrar o ponto onde parou a escuta era uma tarefa desestimulante. Hoje, a Ediouro vende audiolivros em parceria com o aplicativo Ubook. É um potencial muito bacana. Muitas pessoas passam horas e horas no ônibus indo para o trabalho, no carro, no trânsito e não têm tempo de ler um livro. É um mercado promissor”.


   Por enquanto, a editora possui poucos títulos neste formato, mas Mariana afirma estar otimista. “Estamos trazendo audiolivros de volta aos poucos. Mas o público quer levar o livro para todos os lugares, não quer ter de transportar mil deles. É outra forma de fazer chegar o conteúdo. (M.F.C.)  MIE FRANCINE CHIBA – REPORTAGEM LOCAL , página 4, caderno ECONOMIA & NEGÓCIOS. Mercado Digital folhainfo@folhadelondrina.com.br  publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, quinta-feira, 21 de maio de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares