sexta-feira, 6 de novembro de 2015

SUS TEM NOVA TERAPIA PARA 1,4 MILHÃO COM HEPATITE C


   O Ministério da Saúde (MS) está disponibilizando neste mês no Sistema Único de Saúde (SUS) dois novos medicamentos para hepatite C: o sofosbuvir e daclatasvir. A nova terapia, que terá ainda o simeprevir, a partir de dezembro, aumenta as chances de cura e diminui o tempo de tratamento aos pacientes. A doença atinge 1,4 milhão de brasileiros, o dobro da aids. O tratamento é menos tóxico,  com efeitos colaterais reduzidos, mais eficiente e com índice de cura de 90%, segundo o MS.  O  investimento federal na importação dos remédios do Canadá, Estados Unidos e e Holanda é de R$ 1 bilhão.
   O diretor do departamento de DST, Aids e hepatites virais do Ministério da Saúde (MS),Fábio Mesquita, classificou a nova terapia como “revolucionária”, já que para a hepatite A e B existe vacina, mas para a hepatitex C não. “Há 15 anos, há 13 no SUS, temos um tratamento para a hepatite C, mas muito tóxico, demorando 52 semanas, injetável e com uma taxa de cura de 50%. A cada duas pessoas, uma curava, a outra ia ter cirrose, câncer hepático etc. Agora, lançamos o novo tratamento, oral, não mais injetável. A pessoa toma uma vez por dia, e por 12 semanas, praticamente sem efeito colateral e taxa de cura de 90%”, anunciou.
   Mesquita explicou a importância do novo medicamento. Segundo ele, boa parte da contaminação por hepatite C no Brasil aconteceu nas décadas de 80 e 90. “ A doença demora 15 anos, 20 anos, 25 anos para começarem os sintomas clínicos, para dar fibrose, para dar câncer, para complicar. O que se transmitiu naquele período está acontecendo muito agora”, disse.

   Disseminação


   Na época, junto com o HIV, a hepatite C se disseminava muito, pelo compartilhamento de seringas e agulhas, entre quem usava cocaína injetável, que era um fenômeno muito frequente nas décadas de 80 e 90, conta Mesquita. “Até 1988, o sangue no Brasil era comercializado. A pessoa vendia sangue para fazer recursos para a família. A constituição de 88 proibiu a comercialização do sangue. Desde então, temos um controle da qualidade do sangue muito bom”, disse. 
   Um grande número de pessoas foi, no entanto, contaminado nos anos 80 e 90. Ainda usava-se seringa de vidro, reutilizável. A hepatite C também era transmitida em ambiente hospitalar, na hemodiálise, por exemplo. “Tudo isso resultou num grande número do doentes com hepatite C agora. As doenças hepáticas constituem a terceira causa de mortes de homens adultos no Brasil, boa patê causadas por hepatite C, uma doença transmissível parecida com a Aids.
É um desafio, daí a importância da nova medicação”, ponderou. ( MARCOS CESAR GOUVEA, mgouvea@jornaldelondrina.com.br, página 11, geral, SAÚDE, sexta-feira, 6 de novembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares