segunda-feira, 9 de novembro de 2015

ESTUDANTES DISTRIBUEM REPELENTE CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE



   Ação do curso de Agronomia levou à comunidade conscientização e produto fabricado pela própria turma

Álcool, essência de cravo-da-ìndia e óleo hidradante. Juntos, estes três ingredientes compõem a fórmula de um repelente natural contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue 2, produzidos por alunos do curso de Agronomia da Universidade Norte do Paraná (Unopar), de Londrina. O produto foi distribuído para a comunidade do entorno do campus no Jardim Pizza (zona sul).A entrega de 150 frascos foi feita ontem pela manhã e envolveu cerca de 40 alunos.
   Em parceria com o setor de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde, a iniciativa surgiu durante as aulas da disciplina de química orgânica. A professora Iara Cintrade Arruda Gatti, responsável pela área, sugeriu que os estudantes elaborassem em laboratório algo prático e que fosse capaz de atender a população. “Todos os semestres temos a proposta de produzir algo e doar para a comunidade. Já fizemos sabão, água sanitária. Esta fórmula do repelente já havia sido amplamente divulgada na mídia e, como temos o problema da dengue na nossa cidade, resolvemos fazer o repelente na universidade!, explicou.
   Ao todo, 240 estudantes de Agronomia participaram da produção. De posse dos ingredientes, a turma deixou 20 gramas do cravo-da-Ìndia imersos em um recipiente com um litro de álcool por quatro dias. Depois, a solução foi filtrada e recebeu 100ml de óelo hidratante corporal. Assim, ficou pronto o repelente que, por conter ácido eugênico substância extraída do cravo-d-ìndia, tem propriedades que afastam insetos. 
   De casa em casa, os alunos entregaram panfletos e orientaram a comunidade sobreo uso do material, no caso de moradores que afirmaram não apresentar alergia aos componentes. A aposentada Zoraide Siqueira, de 70 anos, aprovou. “Gostei muito, e eu e meu marido vamos usar”, disse. A vizinha Dalva Maria de Jesus, de 58, assinala que, além do produto, vai intensificar as vistorias em casa para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti. “É muito válida a iniciativa, mas precisamos ficar atentos também”, enfatizou.
   A estudante, Paloma Teixeira, de 19 anos, ficou satisfeita em poder colaborar com os moradores na prevenção da dengue. “Ajudamos a conscientizar a população”, definiu. “Também ficamos preocupados sobre a doença”, observou o aluno Ricardo Coelho, de 21, ao lembrar que a irmã já teve dengue. 
   Segundo a coordenadora de Educação e Saúde em Endemias, Lucimara Vasconcellos, mobilizações deste tipo são importantes para ajudar a reduzir o número de casos da doença em Londrina. Neste ano, o município já registrou 2,719 confirmações. Há em andamento ainda 628 casos, que aguardam o resultado de exames laboratoriais.
 “É uma média de 9 a 11 casos novos por semana. O repelente pode ajudar a evitar isso”, pontuou. Ao passar o produto na pele a cada três horas, salienta, o morador pode prevenir a picada de insetos contaminados ou não pelo vírus da dengue. No caso de quem já apresenta os sintomas, o repelente evita que mosquitos piquem pessoas infectadas e se tornem vetores de transmissão da dengue. No entanto, mesmo com o repelente, os cuidados para evitar água parada precisam ser mantidos. “O ovo do Aedes vive 450 dias sem contato com a água. Temos que ter atenção para evitar isso, reforçou Lucimara. ( ANTONIELE LUCIANO- REPORTAGEM LOCAL, página 3, Folha Cidades, sábado, 7 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares