sábado, 7 de novembro de 2015

LAUDATO SI'



    Louvado sejas meu Senhor  ( Laudato Si’)  é o nome da encíclica do papa  Francisco sobre a criação, o meio ambiente e a ecologia. “O amor move o sol e as demais estrelas”. (D. Alighiere). Com esta frase o papa nos  convoca a ver a criação inteira como uma manifestação do amor de Deus. Ele é o construtor de “nossa casa comum” a mãe a irmã terra.
   A encíclica dirige-se a “cada pessoa que habita neste planeta”.  (nº 3). Sim, a terra está oprimida, devastada, saqueada. A deterioração do ambiente é global, mas, “as coisas podem mudar” (nº 13). O papa crê na capacidade que a humanidade tem para mudar a realidade e salvar a criação.
   Ele convoca a todos para uma mudança radical. Mudar o estilo de vida, o modelo de produção, as estruturas de poder. O ser humano tem capacidade para isso, repete o papa. Chegou a hora de uma ”conversão ecológica global” (nº 5). Quem mais sofre e paga caro com a depredação das criaturas são os pobres.  A  grande esperança é que a encíclica colabore para uma nova solidariedade universal” (nº 14).
   O papa Francisco, cita o patriarca Bartolomeu que diz: “Precisamos nos arrepender do jeito que maltratamos a terra. Cada um deve reconhecer seus pecados contra a criação “ (nº 8).
   Quem impede as mudanças na ecologia são os poderosos e os desinteressados. O pontífice nos alerta sobre algumas atitudes equivocadas em relação ao meio ambiente. São elas: atitude negação do problema: atitude de indiferença; atitude acomodação, de resignação; atitude de confiança cega nas soluções  técnicas;  a atitude dos poderosos que recusam buscar soluções.
   Estamos diante de uma “destruição sem precedentes” (nº 24) e de uma “situação inédita na história da humanidade” (nº 12). A terra foi transformada num “depósito de lixo” (nº 21). A ordem do Criador e de cuidar do jardim, mas, deixamos de ser cuidadores para ser proprietários, dominadores, saqueadores, consumidores da criação. “A terra, geme e sofre dores de parto” ( Rm 8, 22). O solo, a água, o ar estão cheios de chagas, feridas e venenos. Não podemos esconder estes problemas debaixo do tapete.
   Devemos, diz o papa Francisco, reconhecer e apoiar todos os esforços feitos em favor da ecologia, mas é ainda muito pouco. “Deve haver a contribuição de cada um” (nº 19). O papa sugere apagar as luzes para não gastar energia; andar de bicicleta ou usar o transporte público; não desperdiçar a agua; fazer a reciclagem do lixo; não ter vários automóveis numa mesma família; oferecer carona aos colegas de trabalho, aos amigos e parentes; não jogar comida fora, plantar árvores.
   Como vemos, grandes e pequenos, poderosos e humildes, todos podemos colaborar em favor do meio ambiente. Há uma velocidade humana de destruição ambiental em contraste com a lentidão da natureza em se recuperar. Os poderes econômicos e políticos tentam mascarar e ocultar os problemas ecológicos. “O consumismo avança sem limites e a terra se torna mais cinzenta e limitada” (nº 34).
   A humanidade, porém, tem ainda capacidade de recomeçar na construção de nossa casa comum.
   Como é importante a reciclagem do lixo até para não morrermos contaminados pela dengue. Está crescendo no mundo a sensibilidade ecológica, mas temos um longo caminho a percorrer. É urgente fomentar o diálogo, e unir a todos para proteger a criação. ( DOM ORLANDO BRANDES, arcebispo de Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, sábado, 7 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares