terça-feira, 3 de novembro de 2015

OS ACENTOS DO PORTUGUÊS



   Um dos assuntos que desperta mais dúvidas nos estudantes brasileiros é a acentuação. Nossa língua, considerada complicada por muita gente, tem uma grande quantidade de palavras acentuadas,  e não é raro esquecer de colocar um acento ou, em alguns casos, colocá-lo onde não deveria estar. Então, antes de começarmos a tratar das regras de acentuação propriamente ditas, vamos ver alguns conceitos gerais sobre o tema.
   Primeiramente, quando falamos de “acento”, estamos nos referindo a duas coisas diferentes. Uma delas é o acento tônico, que quase todas as palavras de nossa língua têm, e que provavelmente você conhece como sílaba tônica. É aquela parte da palavra pronunciada com mais “força” que as outras, independentemente de haver um acento na escrita  ou não, ainda que algumas regras de acentuação tenham relação direta com a sílaba tônica.
   Se você tiver alguma dificuldade em encontrar a tônica de uma palavra, há uma dica simples que pode ajudar: faça de conta que você está “chamando” a palavra à distância, como se fosse uma pessoa, e preste atenção em qual sílaba é destacada. Por exemplo: ao “chamar” a palavra escola, o o resultado seria algo como “escoooola”, com um destaque para a segunda sílaba , que é tônica. O mesmo aconteceria com “gramááática”, “Londriina” ou outra palavra qualquer. Parece brincadeira de criança (e, em parte, é mesmo), mas funciona.
   O outro tipo de acento de nossa língua é o acento gráfico, que aparece quando escrevemos uma palavra, e que existe com uma função bem específica: identificar qual á a pronúncia correta.  Para isso,   contamos com quatro símbolos diferentes em nossa língua: 

   O acento grave ( À ) tem uma função bem específica: indicar a ocorrência de crase, que é a fusão de duas letras “a” em uma. Sua utilização depende das regras de crase, assunto que já abordamos em colunas anteriores. 

   o til ( Ã ) representa o som nasal das vogais A e O. “Som nasal” é quando parte do ar usado na pronúncia de um fonema passa pelo nariz. Em oposição ao “som oral” , quando todo o ar sai apenas pela boca. É um fenômeno fácil de ser identificado se você colocar os dedos sobre o nariz e dizer em voz alta “papai” e “mamãe”, por exemplo, pois será possível notar que, na segunda palavra, ocorre uma espécie de vibração na cartilagem do nariz, causada pela passagem de parte do ar. 

   O acento agudo ( Á ) é o mais comum em nossa língua, podendo aparecer sobre qualquer vogal. Geralmente, é nele que pensamos ao tratar de regras de acentuação, e é associado à pronúncia mais aberta de um som. Está sempre associado ao acento tônico, ou seja, sempre que é usado, recai sobre a sílaba tônica. 

   Seu “irmão” é o acento circunflexo ( Â ),  que também coincide com a sílaba tônica, com uma diferença: indica um som mais fechado. Essa distinção entre som aberto e som fechado é facilmente identificada quando comparamos palavras como “vovó” e “vovô”. É um acento usado apenas sobre as vogais A, E e O, as púnicas que podem ser pronunciadas de forma de forma aberta ou fechada. 

   Seria possível considerar ainda o trema ( ¨  ) como um acento, usado para marcar a presença da vogal U em combinações com G e Q ( “ tranqüilo”, “pingüim”, mas esse sinal foi abolido com a última reforma ortográfica e, hoje em dia, só é suado em nomes estrangeiros . como “Müller” ou “Bündchen”, por exemplo.
   Nas próximas semanas, trataremos das regras específicas de acentuação. Até lá, mande suas dúvidas e sugestões para nosso e-mail
bemdito14@gmail.com
. Até a próxima terça! ( FLAVIANO LOPES – PROFESSOR DE PORTUGUÊS E ESPANHOL, página 5, Folha 2, espaço BEM DITO, terça-feira, 3 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares