quarta-feira, 11 de novembro de 2015

QUEREMOS CRIANÇAS REAIS



   Sete de junho de dois mil e seis.
   “Meu querido diário”
   Hoje a gente vai à casa da minha avó, é legal lá, a gente se  “diverte” muito!  Lá tem: Cachorro, comida e lazer. A gente pega pombinha. A avó é legal, além disso, tem espaço, rosas, macarrão, carne (hum!) deliciosa e churrasco. Tchau.”
   Essa foi minha definição de um bom dia aos oito anos. É engraçado: na parte em que listo o que aprecio, existem tantos familiares, lugares, quanto animais e comida – um pacote inteiro.
   Quando me lembro da época – e de outras anteriores – me parece que as lembranças são vividas e palpáveis, quase como se meus sentidos fossem mais aguçados  antigamente: gostos, cheiros e vozes podem me levar em viagens no tempo.
   Penso no que as crianças de hoje em dia vão levar consigo, de bagagem,  seja emocional ou moral. Aprendi muita coisa nesse meio, fora de casa: Na casa de meus parentes, na rua, nos parquinhos, na praça, em tudo isso reside uma lição ou uma memória.
   Penso nas crianças que ficam em casa, zumbis, com um celular na frente da cara. Embora expostas a esse vasto mundo, não acho que tirarão grandes conclusões.  Tente imaginar como uma delas, de oito anos, descreveria um bom dia. Incluiria todo o pacote? Já seria uma tacada de sorte se ela não escrevesse no Bloco de Notas do Iphone.
   Temo que em uns anos nenhuma criança terá boas memórias nem joelhos ralados. Temo que em uns anos a frase “brincar lá fora” desaparecerá. Que os carrinhos de rolemã sejam extintos. Que não existam mais crianças,, no sentido puro da palavra...
   Hoje em dia, os pais se esforçam para baixar no tablet os melhores jogos educativos. Mas educação mais efetiva que no mundo além do quarto e na verdadeira infância não há.
   Talvez seja mais uma coisa em prol do conforto e do controle – no sentido ruim da palavra: Crianças de verdade fazem bagunça. Atormentam vizinhos, sujam o chão da cozinha, caem, choram, gritam, correm, se sujam... Dá um trabalhão... Criança de apartamento é balela: Basta ligar a TV.
   Se for assim, confesso que quero filho saudosista.  ( AMANDA MARIA DAMASIO TEIXEIRA tem 17 anos e é estudante em Ibiporã, página 3, FOLHA 2, espaço CRÔNICA, quarta-feira. 11 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares