Hoje é o Dia dos Vivos. O dia sem fim, daqueles que não saem nunca de nossa memória e nosso coração. Hoje ó o dia do padre Kentenich, que se entregou voluntariamente aos nazistas para ser confinado ao campo de concentração de Dachau. Lá chegando, elegeu Nossa Senhora como a rainha do Campo, agora e na hora de nossa morte.
Hoje é o dia de João Paulo II, que foi baleado no aniversário da aparição de Fátima, perdoou o atirador e depois colocou a bala que o atingiu aos pés da imagem de Nossa Senhora , esmagadora da serpente.
Hoje é o dia do Padre Maximiliano Kolbe, que se entregou aos carrascos nazistas para morrer no lugar de um pai de família. Esse pai de família estava presente à cerimônia de canonização de Kolbe, presidida pelo papa João Paulo II.
Hoje é o dia dos três pastorzinhos que em 1917 ouviram Nossa Senhora falar dos “erros que a Rússia vai espalhar pelo mundo” – e pensaram inicialmente que Rússia era o nome de uma mulher malvada que morava na vila.
Hoje é o dia de Edite Stein, a filósofa ateia que se converteu ao catolicismo e foi martirizada pelos nazistas por ser judia de nascimento.
Hoje é dia do santo Pade Pio, condenado pelo Santo Ofício a celebrar sozinho a missa, amado por seus incontáveis milagres. Ente esse perfume de rosas? É Padre Pio, é Santa Terezinha do Menino Jesus, é Nossa Senhora do Rosário.
Mas hoje também é dia daqueles que viveram perto de nós e santificaram nossas existências com o amor puro e simples. É dia de Antônio Costa, o menino português abandonado sozinho em um país imenso e desconhecido chamado Brasil, no final do século 19. Antônio era meu bisavô materno. Não o conheci; eu sou ele.
Hoje é o dia dos pais, o dia das mães, o dia dos avós, o dia dos irmãos, o dia dos amigos até dos inimigos. O dia da velhinha que em certa manhã de sol entrou na República do Humaitá, procurando pelo marido morto há muitos anos. Ontem foi o dia de todos os santos. Hoje é o dia dos santos de todos. ( Página 6, geral, espaço Dia de Crônica PAULO
BRIGUET briguet@jornaldelondrina.com.br www.jornaldelondrina.com.br/blogs/comoperdaodapalavra, segunda-feira, 2 de novembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA
Nenhum comentário:
Postar um comentário