domingo, 9 de agosto de 2015

OS NOVOS PAIS



   As relações familiares têm passado por um grande processo de mudança nos últimos anos e, dentre elas, pode-se destacar o papel da paternidade. Hoje, o pai não é mais visto prioritariamente como o único provedor financeiro da família. Ambos (pai e mãe) possuem essa função. Com um número expressivo de mulheres trabalhando fora, o homem tem assumido muitos papéis que antes não faziam parte do seu cotidiano.
   E eles estão no caminho certo. É importante dividir, compartilhar, abraçar, viver a vida familiar de forma mais completa que se puder. Todos ganham. Os pais estão cada vez mais participativos, não somente na criação dos filhos, no acompanhamento da vida escolar, nas atividades de lazer, com os cuidados médicos das crianças, mas também no gerenciamento de questões domésticas, como as compras de supermercado, a organização da casa, entre tantos outros cuidados com o lar e a vida familiar que antes eram assumidos e realizados pela mulher e que os homens também têm realizado com amor e afinco.
   Esta redefinição da função do homem e da paternidade tem mudado as relações parentais para melhor, e estas mudanças são muito positivas para todos os membros da família, na medida em que se amplia o amor e a cumplicidade: pai e filho têm mais acesso à vida um do outro, facilitando o estreitamento dos laços afetivos.
   A desconstrução de papéis que antes era exclusivamente femininos tem oferecido um avanço significativo na função paterna. Hoje, é muito comum o pai que passa mais tempo em casa do que a mãe, e esta organização cotidiana tende a ser cada vez mais comum na sociedade atual.
   É importante pontuar que, a figura patriarcal ante “bem definida”  da figura paterna enquanto provedor financeiro e a figura materna como responsável pela criação dos filhos  não tem mais espaço nas práticas culturais modernas. Uma relação saudável inclui o modelo de pai ideal que é aquele que participa ativamente da criação dos filhos, é amoroso, cuidadoso, senta com os filhos para auxiliá-los na tarefa escolar, que reserva tempo para brincar, para educar e para torná-los crianças felizes e com muito envolvimento afetivo.
   E todos podem ajudar a construir relações cada vez melhores e mais saudáveis. Os homens têm suas responsabilidades, mas os filhos também podem contribuir para a construção e manutenção de uma relação repleta de afeto, respeitando e amando seus pais, sem esquecer que não estamos isentos de defeitos. Os filhos precisam entender que os pais podem ser “heróis”, mas são reais e falíveis.
   Sempre lembrando que os pais são modelos de educação para seus filhos hoje, e estes aplicarão muito do que aprenderam com eles ao educar os filhos no futuro. Que as relações sempre ganhem em amor. Feliz Dia dos Pais. ( CLAUDIA RAZENTE CANTERO, psicóloga do Instituto de Psicoterapia e Análise do Comportamento (PsicC) em Londrina, página 2, espaço ponto de vista, publicação do JORNAL DE LONDRINA, domingo, 9 de agosto de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares