domingo, 9 de agosto de 2015

COLÔNIA DE FÉRIAS

  


   - Pietro, você tem certeza que quer viajar até aqui? São doze horas de vôo!
   - Eu sei, vô, eu quero sim.
   - Mas você sabe que vai vir sem o papai e a mamãe, uma moça do avião cuidando de você até te entregar pra nós aqui, né?
   - Eu sei que vou sozinho, vô, mas eu já tenho seis anos!
   Pietro veio dos Estados Unidos, em São Paulo se juntou ao Lucca – e Caetano esperava em Londrina; deu abraços de gente- grande nos primos menores, afinal ele já tem sete anos.
   O sofá voltou a ser o herói de sempre que os netos vem para a chácara. Como é picado e sovado nosso sofá, e continua inteiraço!
   E nosso café no terraço como é tão gostoso com bigodes de iogurte e chuva de farelos de bolacha!
   Eles brincam sem parar desde que saem da cama até que caem na cama à noite, quando vovó Dalva lê histórias. De manhã, pergunto quem lembra quem dormiu primeiro, e eles se entreolham e riem, Caetano sopra:
   - A vovó dormiu primeiro, vô.
   - E Dalva confirma: - É, acho que, de tão cansada de ver tanta brincadeira, apaguei no virar a página.
   Brinquedo campeão é o Cipó do Tarzã! É só uma corda dupla com nó para os pés. Pendurada num  galho do flamboiã, sobre uma escada em V de onde eles se lançam à aventura que dura poucos segundos mas rende tanto riso! Enquanto isso, o balanço caprichado que o vô fez, lá na mangueira, continua abandonado...  Pietro explica:
   - O Cipó do Tarzã é mais massa, vô!
   E vamos ao shopping . No final da tarde de cinema – parquinho-sorvete, depois de brincarem até com os seguranças, perguntamos se gostaram de rever o shopping.
   - Foi bom...
   - mas não tão bom.
   - Antes tinha mais criança.
   Como explicar a eles a crise na economia?
   Duas semanas ou duzentos bons momentos depois:
   - Bem, meninos, vai acabar nossa colônia de férias.
   - Que é colônia, vô?
      Depois que conto tudo que sei da palavra “colônia”, pergunto se entenderam, e Luca resume:
   - Colônia é a gente se juntar até acabar o tempo de férias .

   E foram para os seus aviões, seus pais, seu outro país, seus mundos, seu futuro.  À noite, acho um aviãozinho debaixo do travesseiro, e então o peito incha, os olhos enchem, e a última cena da Colônia de Férias é uma tela borrada do The End de um filme que já passou e nunca vai passar. (Crônica  escrita pelo escritor DOMINGOS
 PELLEGRINI, página 21, cultura- espaço DOMINGOS PELLEGRINI  d.pellegrini@sercomtel.com.br  publicação do JORNAL DE LONDRINA, domingo, 9 de agosto de 2015). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares