Iniciativa da Universidade Estadual de Londrina registra mais de 177 mil
downloads de teses e dissertações.
Dez anos atrás, seria preciso ir até à Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para consultar pesquisas e teses de mestrado e doutorado. A partir de 2005, no entanto, o cenário mudou. E os trabalhos passaram a ser disponibilizados pela internet, para download gratuito, em formato de arquivo PDF . Uma década depois, a Biblioteca Digital da universidade já registra mais de 177 mil downloads de arquivos de dissertações.
A campeã de acessos, com mais de 1,6 mil downloads, é da área de Estudos da Linguagem, de 2005: Programe sua mente e seja bem sucedido, feliz, influente, próspero e saudável: um estudo um estudo da persuasão em livros de auto-ajuda, de Lilian Salete, Alonso Moreira Lima, orientada pela professora Edina Regina Pugas Panichi. “O acesso é livre. Disponibilizamos teses e dissertações defendidas na UEL, nos cursos de pós-graduação, de mestrado e doutorado”, explica a diretora da Biblioteca Digital Laudicena de Fátima Ribeiro.
Ao todo, o acervo possui 3,710 teses e dissertações cadastradas, a maioria de dez anos para cá, porque desde então os autores e orientadores assinam um termo permitindo a publicação. Exceto quando há a necessidade de um embargo de dois anos, nos casos em que as teses serão divulgadas em revistas científicas e necessita-se de ineditismos ou quando se pleiteia patente. “ A pessoa tem que autorizar e o orientador também. Embora exista uma resolução que exija que toda instituição tenha que divulgar sua produção”.
A publicação é, inclusive, ponto positivo nas avaliações”, avalia Laudicena.
O sistema de downloads, que utiliza um software da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), integra uma rede de biblioteca digitais. Na UEL, foram 55 mil downloads da própria instituição, além de 2,1 mil de estudantes e professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e outros 2 mil da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).
No caso da biblioteca física da UEL, na impossibilidade de disponibilizar o acervo para download – existem 2.521 títulos diferentes de e-books. A coleção foi comprada exclusivamente para o acervo à internet.
Serviço
A Biblioteca Digital pode ser acessada em www.bibliotecadigital.com.br
( FÁBIO LUPORINI fabiol@jornaldelondrina.com.br,
página 10, cultura – MUNDO DIGITAL , publicação do JORNAL DE LONDRINA,
terça-feira,11 de agosto de 2015).
Nenhum comentário:
Postar um comentário