sábado, 8 de agosto de 2015

A FAVOR DE NÓS MESMOS...



   Desde minha infância ouvi um ditado que ficou gravado na memória e que sempre volta  à mente  diante de algum abuso à natureza:  “Deus perdoa sempre, o homem perdoa às vezes, a natureza não perdoa nunca”.
   Talvez muitos pensam que isso é um exagero, mas temos de ponderar algumas coisas, pois a cada dia nos deparamos com situações adversas que nos preocupam cada vez mais: O excesso de calor, como nunca tínhamos visto antes, o problema da falta d’água que atinge sempre mais Estados do Brasil, o descontrole das chuvas, enchentes que também matam e causam grande destruição...
   Há um claro desequilíbrio na natureza que nos afeta diretamente. O avanço do monstruoso desmatamento, fruto dessa insaciável ganância e desmedida fome de lucro, está na raiz deste descontrole. A situação vai se agravando cada vez mais e passa a exigir um esforço conjunto de somar as forças sociais, reunir um grande mutirão para salvar não apenas a natureza, pois está em jogo a própria vida da humanidade. Trata-se de tentar salvar a humanidade: “Salvar o homem todo e todo homem”  (Santo Irineu).
   Não queremos aqui fazer apologia ao caos, mas os sinais estão diante dos nossos olhos. A Amazônia é de importância vital não apenas para a América Latina, mas para todo o planeta. É uma grande bênção de Deus para todo o mundo, uma fonte de vida que não pode ser reduzida a princípios meramente econômicos e financeiros. Repetidamente os estudos, as pesquisas sérias nos aponta que o destino da vida humana está cada vez mais atrelado ao destino da Amazônia, ao destino da natureza. O que fizermos ou deixarmos de fazer em relação à natureza incidirá diretamente sobre o destino da humanidade. E, recordando o ditado, “a natureza não perdoa”...
   Além disso, nossa vida só tem sentido com a perspectiva de futuro, onde estão nossos sonhos, nossos desejos de realização, nossa vontade de ir sempre mais longe. Porém, a destruição da natureza e suas conseqüências matam também os sonhos e as perspectivas de futuro. O que está geração deixará para as próximas? Que futuro estamos construindo? O que podemos prever para daqui a cinquenta  ou cem anos? O que os filhos e netos desta geração poderão dizer a nosso respeito?
   Urge mudar a mentalidade, mudar as ações, repensar nossa prática e nossas atitudes. Vale lembrar que cada ação, por mais isolada que pareça, interfere no todo do planeta. Quer para a preservação, quer para a depredação, qualquer ação interfere a favor ou contra a vida. Temos diante de nós dois caminhos diferentes: vida e morte. Cada ação nossa ou favorece a vida ou reforça a morte. Não há meio termo, não há isenção.
   A ordem de Deus é que nossa escolha seja a favor da vida (cf. Dt 30,19). E nisso a natureza  é generosa, basta um mínimo de condições e ela se recompõem. Vamos reforçar nossa  luta a favor da vida, a favor da humanidade, nossa luta a favor de nós mesmos e do nosso futuro... E isso pra começo de conversa; (FONTE: jornal O LUTADOR, 1º a 10 de Dezembro de 2014, página 2, Opinião – Editorial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares