sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O DIA DO VAI



   Numa das salas de aula do glorioso Colégio São José, em Pouso Alegre ( MG ), no mesmo local onde estudaram personalidades ilustres do cenário nacional como Guilherme de Almeida, Menotti Del Picchia, Plínio Salgado e Paulo Silva, dentre outros, nos idos de 1963, sob a regência didática da professora dona Mana, de quem eu e meu irmão Ary levamos muitas  reguadas  na cabeça ouvi em uma das suas magníficas aulas de história o conhecido “Dia do Fico”, ocorrido em 9 de janeiro de 1822. A data, como se sabe, ficou conhecida por que D. Pedro 1º, então Príncipe Regente do Brasil não acatou as ordens da Corte Portuguesa para que deixasse imediatamente a colônia.
    A Corte estava extremamente preocupada com as manifestações políticas que campeavam no Brasil Colônia em direção à emancipação política. Acreditava, ela, que o retorno do Príncipe Regente enfraqueceria as idéias de independência.
   O então Partido Brasileiro conseguiu a glória de reunir 8 mil assinaturas pedindo a permanência do Príncipe Regente no Brasil. Sensibilizado pelo carinho e apreço do povo brasileiro D. Pedro declarou: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”. Nove meses depois, em 7 de setembro de 1822, D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil, libertando-nos do jugo português e nos outorgando identidade própria como nação e país independente.
   Num manifesto extremamente importante, se disse à época que “o povo do Rio de Janeiro conhecendo que os interesses em um centro comum de idéias sobre o bem público devem ser os primeiros objetos da vigilância daqueles que estão revestidos do caráter de seus representantes, e mais convencidos de que nas circunstâncias atuais se constitui responsável para com as gerações futuras, se não manifestassem os sentimentos à vista da medonha perspectiva que se oferece a seus olhos pela retirada de Sua Alteza Real , se dirige com a última energia à presença de Vossa Senhoria, como seu legítimos representante, esperando que mereça toda a sua consideração os motivos, que neste se expõem, para se suspender a execução do decreto das Corte sobre o regresso de Sua Alteza Real para a antiga Sede da Monarquia Portuguesa”.
   Dizia-se, à época, que existia uma distância muito considerável entre o meio-dia da Europa e o meio-dia da América, e que a natureza humana e política aqui experimentava uma mudança possível e, por isso, mesmo com uma nova influência sobre o caráter de seus indivíduos, de tal maneira que precisávamos manter essa identidade sob pena de irmos para o abismo.
   A preocupação, então, era manter os ideais de povo, caráter, independência, progresso, identidade e soberania, a fim de que as gerações presentes e futuras pudessem usufruir de um país inigualável, seja pela terra, geografia, povo e conhecimento. Para tanto, clamavam pela permanência do Príncipe Regente no comando destas terras, haja vista o seu status de governante preocupado com as causas e as coisas da então colônia portuguesa.
   No próximo dia 16 teremos uma nova manifestação nacional, só que esta não é para sensibilizar o governante a ficar, mas para despachá-lo, quiçá para as terras búlgaras. Iremos caminha r contra as mazelas do governo atual. Atual não, o dos últimos 12 anos e será realizada contra os despropósitos,  a roubalheira, a infâmia, a recessão, o desemprego e uma infinidade de coisas mais.
   O povo brasileiro precisa reprisar os acontecimentos de 9 de janeiro de 1822 e pedir ao governante atual para que “pelo bem de todos e felicidade geral da nação que diga estar pronta para ir”! Que diga ao povo que vai, que suma, que deixe a nação para que todos nós dela cuidemos, pois chega de ouvir, ver e ler todos os dias a extrema capacidade deles  (PT) de destruir uma nação em apenas 12 anos!
   Vamos proclamar em alto e bom som um verdadeiro ato de grandeza, de amor ao país e ao povo. Peçam todos, ao contrário do que no passado fizeram  a D. Pedro 1º para que a atual presidente não fique. Que vá! Deixe o governo pelo bem geral da nação. 9 ALMIR RODRIGUES SUDAN, advogado em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERRTO, publicação do jornal  FOLHA DE LONDRINA, sexta-feira, 7 de agosto de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares