sábado, 14 de março de 2015

A MÚSICA NA VIDA DA JUVENTUDE


Música e juventude, juventude e música, passos encontrados nos compassos que constroem a mesma história.
     O cosmo tem sua musicalidade própria. Portanto, desde sempre, a música esteve presente no mundo, antes mesmo que o homem o habitasse. Foi observando os sons da natureza presentes em seu meio que ele começou a reproduzi-los, dando início a música presente na vida da humanidade. Assim, é de cerca do ano 60.000  a.C. o vestígio do primeiro instrumento musical: uma flauta de osso.
    A sucessão de sons organizado ao longo de um  tempo, entremeados por outros períodos de silêncio, uma combinação de elementos sonoros que são percebidos pela audição foi que deu origem à música como a conhecemos hoje.
    A música  fez sua história marcando as diversas culturas espalhadas em nosso planeta. Não se tem registro de que houve  alguma civilização que não possuísse manifestações musicais próprias. A música presente no meio do povo. Desde sempre, teve seu valor.
    Na Índia, cujas tradições musicais remontam a ao século XIII a,C., acreditava-se que ela estava diretamente ligada ao processo fundamental da vida humana. Na China, acreditava-se que a música possuía poderes mágicos. Os antigos chineses acreditavam que a musica  refletia a ordem do universo. Na Grécia, Pitágoras, séc. VI a.C., achava  que a música e a matemática poderiam fornecer a chave para os segredos do mundo.
    Pode ver que, à medida que evolui a caminhada da humanidade, a música se expande. Hoje ele serve a diversas utilidades:  artística, militar, educacional e terapêutica. Ainda tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas e funerais. Existem as mais sofisticadas e as mais populares, porém todas desempenham sua função: proporcionar prazer a quem escuta. A música tem um valor universal. Em qualquer lugar que se vai, lá ela está.
    É impossível imaginar a nossa vida sem a música. Mais impossível ainda é encontrar um jovem que não goste de usufruir desse ato prazeroso. Por isso, onde há jovens, existe a música. A juventude se encontra na música. Esta é um veículo para fazer acontecer a aproximação, para criar laços e despertar para novos compromissos.
    O tipo de música que se ouve identifica a pertença a um determinado grupo, haja visto a enormidade de ritmos, estilos e tendências. Assim é a nossa juventude: múltipla, e que espalha e se achega onde é mais aceita, fazendo a diferença. Tem sonhos inusitados expressos em sons dispersos, que incomodam a todos, mas que os fazem sonhar. Jovens que se revoltam quando não compreendidos, porém, na própria revolta, mostram quem são.  E assim, continuam a caminhada com seus fones no ouvido, mostrando-se alheio a todos a tudo, mas atentos à  música que ouvem. Nela, eles encontram-se e se unem. Nela, vivem momentos  tão íntimo
que num pacto simbiótico se tornam como que uma só coisa: Música e juventude, juventude e música, passos encontrados no compasso que compõem a mesma história. A música na vida da juventude é elixir ora de estranhos e incompreendidos dias, intermináveis de viver, em meio ao caos da insegurança própria, mas que lhe dá conforto, ora da  abertura de perspectivas que a fazem alçar vôos nos horizontes dos sonhos, despertando esperança de viver dias melhores.
    Ser jovem e não curtir a música de seu gosto é como descascar uma laranja e não chupar, é ir ao rio e não nadar, é namorar sem se beijar. Que ruim! Não dá nem pra imaginar!
    A música está para a juventude assim como a juventude está para a música É uma união eterna. Assim, parafraseando o ditado muito  conhecido dos experientes: “ouça a música que escuto e saberá quem sou”. ( Texto escrito por PE. LUIZ PAULO FAGUNDES, SON (  Missionário Sacramentino de Nossa Senhora, pároco de Alto Jequitibá, MG. Trabalha com oficinas de relação de mútua ajuda .E-mail:  fagundessdn@gmil.com  página 20 do jornal  O LUTADOR, ANO LXXXVI/Nº 3862 MARÇO 2015, www,olutador.org.br )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares