domingo, 24 de abril de 2016

REPÚBLICA DO BATOM



   Para criticar matéria “machista” sobre Marcela Temer, mulheres postam selfies fazendo beicinhos

   A matéria da Veja sob o título “Bela, recatada e do lar” correu as redes sociais na semana que passou como exemplo de que a “revista da direita” publicou um libelo antifeminista, enaltecendo a mulher pudica na figura de Marcela Temer, esposa do vice-presidente da República. Eu ri. Primeiro porque acho que o título foi proposital e irônico, feito na medida para chamar a atenção e funcionou. Quase todas as indignações serviram também para por a matéria no centro do debate. O fato é que a evidência sempre aumenta na proporção da critica veemente.
   Mas minha principal observação quanto à matéria “machista” sobre Marcela Temer, foi notar, na contrapartida, que na rede as mulheres repetiam a frase: “Bela, recatada e do lar”, postando selfies. Na minha opinião, o que deveria ser crítica passou a ser paródia da visão machista sobre a mulher. Lá estavam elas, feministas ou moças bem intencionadas postando fotos que as mostram belas, mas para insinuar que não são recatadas nem do lar, algumas preferiram “do bar”. Ainda assim, a escolha geral, pelo menos na minha TL, não foi de mulheres que vão à luta, mas mulheres que fazem beicinhos e mostram pezinhos para atrair a atenção masculina. Nada contra selfies, eu também publico, mas ainda acho que a pretendida crítica deveria nadar contra a maré que coloca a força da mulher ainda em seus predicados físicos como nos anos 50. Se eu fosse imitar a Bela Gil poderia sugerir: “Você pode trocar sua selfie-beicinho por uma atitude inteligente, por exemplo”.
   Não é de hoje que observo que a relação de liberdade feminina e corpo à mostra ainda prevalece. Fazer o que se quer com o corpo é um direito, mas não é a única arma , tampouco o único direito. Há milênios o corpo feminino serve ao ideal de beleza, quando poderia ser evocado de tantas outras maneiras. Ainda hoje, quando uma moça quer provar que é livre usa o erotismo que se transformou num clichê que às vezes não tem mais nada de revolucionário pela repetição. 
   Na última terça-feira, perdi algum tempo com o programa de Lucana Gimenez para ver uma entrevista de Geisy Arruda, a moça que defendi quando foi escorraçada numa universidade de São Paulo porque foi à aula com um vestido rosa curtíssimo. Passados sete anos desde que sofreu aquela injúria, Geisy investiu cada vez mais nos dotes físicos e quase nada na revolução dos costumes que a transformaram num objeto midiático sujeito às vaias ou aplausos que os machões dão quando querem. 
   Torço e tramo para que as belas se tornem feras, invertendo o condicionamento da liberdade apenas à redução das saias, migrando do lar não apenas para o bar, mas para espaços em que possam ser valorizadas por sua inteligência, conhecimento e personalidade, em vez de imitarem os padrões masculinos ou a porção “miss! De Marcela Temer. Vale lembrar que podemos trocar s selfie por ideias, m conceito que não se restrinja a uma sucessão de bicos. Uma amiga postou uma máquina de lavar como exemplos de “Bela, recatada e do lar”. Achei crítico e criativo, como outras escolhas. Nunca se esqueçam que a boca também serve para expressar opiniões, além de mostrar o batom, é claro. ( FONTE: celia.musilli@gmail.com página 4, caderno FOLHA 2, domingo, 24 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares