domingo, 10 de abril de 2016

OS DOIS LADOS DE UM PAÍS DIVIDIDO


   As sextas-feiras costumavam ser tranquilas em Brasília, com poucos parlamentares circulando pelo Congresso e o mesmo valia para a imprensa. Costumava ser. A sessão de discussão do relatório que defende o impeachment da presidente Dilma Rousseff, que durou 13 horas, terminando na madrugada de ontem, mostrou que o clima no Distrito Federal é tenso todos os dias da semana. Os deputados da situação criticam o chamado “prazo Eduardo Cunha” – para os inimigos políticos a velocidade do processo, para ele próprio e aliados a proteção dos prazos – enquanto a oposição defende que o País está parado, esperando uma solução para a crise política. Nesse ponto, os dois lados parecem ter razão. 
   Mas o fato é que a longa reunião da comissão especial de impeachment foi uma amostra do que ainda está por vir. Dos 116 deputados inscritos para discursar, 61 falaram. Trinta e nove deputados defenderam o parecer do relator, Jovanir Arantes (PTB-GO), que pede o prosseguimento do processo de impeachment da presidente. O parecer de Arantes, que se baseia principalmente nas “pedaladas fiscais”, será votado amanhã e os sinais apontam para a aprovação do relatório, pois a maioria dos 65 membros do colegiado já se manifestou favorável. 
   Embora a comissão apresente uma posição mais orquestrada, há muitas divergências entre os deputados federais sobre o impeachment de Dilma, como mostra reportagem de hoje da Folha de Londrina. E essa divergência retrata bem o momento político brasileiro, onde é cada um por si e nem entre os partidos há consenso. O PMBB do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e e do vice-presidente da República, Michel Temer é um bom exemplo. O partido já anunciou a saída do governo, mas muitos filiados permanecem no cargo e 30 deputados vão votar a favor da Dilma. O PP liberou seus integrantes para votarem como quiserem e o PR pode fazer o mesmo. O PSD sempre dividido. 
   A atual crise política deixa evidente a ausência de coerência dentro dos partidos, principalmente dos maiores. Os interesses individuais dos seus integrantes impedem que o eleitorado identifique a ideologia que eles defendem. Tanto que a lista da Odebrecht tornou explícito o fato que a maior parte dos partidos recebe recursos financeiros de uma mesma fonte. Faltaram ideologia e coerência e, tanto por parte da situação e da oposição, faltaram esforços para unir, em torno de um projeto de desenvolvimento, um país que se mostrou dividido nas últimas eleições presidenciais (Dilma foi reeleita por 51,64% dos votos). O Brasil estava dividido em Outubro de 2014 e continua cada vez mais dividido). (FOLHA OPINIÃO, opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, domingo, 10 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares