sábado, 30 de abril de 2016

O NOSSO CONGRESSO NACIONAL


   Foi patético e fétido o espetáculo proporcionado no último domingo no Congresso Nacional. Em nome de Deus, do cônjuge, da pátria, dos filhos (não necessariamente por esta ordem), homens e mulheres se emocionaram e tentaram fazer o mesmo com os eleitores, ao anunciar o voto sobre a aceitação da denúncia contra a Presidente da República. Um desfile já previsto, desde a prévia de 1992, mas sempre impactante. Quem disser, no entanto, que ficou incomodado ou se sentiu ultrajado como eleitor, pode estar sendo hipócrita. O níve desse nosso Congresso é baixo há décadas e todos sobejamente o sabemos. Os figurinos desse recurso legítimo e democrático chamado impeachment, refletem os eleitores brasileiros. Mas essa representação merece uma boa explicação!
   Uma grande parte do que eu chamo eleitores, não concordará comigo. E tem razão! Em primeiro lugar, porque não votou neles! Deu o voto a alguém que os convenceu pessoalmente, mas que lastimavelmente ajudou os que pomposamente gritaram e gesticularam. O nosso sistema político é além de injusto, muito esquisito e de difícil abordagem. O cidadão precisa de fato, fazer e refazer cálculos de alta dificuldade, antes de dar o seu voto a este ou aquele candidato. O sistema não tolera ingenuidades ou já terá sido feito para ludibriar os incautos! Ao escolhermos a dedo um bom candidato, corremos o risco de, apesar de bem votado, não o encontrarmos sendo aquele diferencial que gostaríamos, lá no Legislativo! Ao invés, vemos outros e outros que nunca conhecemos! O poder econômico usado intensa e explicitamente numa campanha, ao abrigo ou não da lei, vai ser o grande fator determinante para que o pobre eleitor não consiga se rever naquele espaço. Pais, filhos, cônjuges e até ex-cônjuges, se tornaram detentores históricos e tradicionais dessas cadeiras, numa dança macabra, que atinge o auge a cada pleito eleitoral e que em nada se distingue dis primeiros tempos da República! Existem sim os donos do poder! De pai para filho! Com o combustível de recursos financeiros e malandragem dos conchavos político-partidários. O pobre leitor tem razão em me contestar! Não se revê nesse Congresso!
   Precisamos mudar essa configuração me dirá o leitor. A reforma política é sem dúvida a mais desejada e a mais necessária. Mas ela não vai acontecer de imediato. Agora, já próximas eleições municipais e em 2018 para o Congresso Nacional, os brasileiros não podem titubear. O voto está num partido. O partido é o dono do seu voto. Se quer que alguém seja uma boa referência na Câmara Municipal ou no Congresso, precisa saber em que partido ele está e com quem está. Se o seu amigo, ótima pessoa, nesta fragilidade partidária brasileira, se abrigou numa legenda repleta de gente idêntica a que você viu domingo, seja sincero com ele! Não o prestigie dando-lhe o seu voto! Faça então os cálculos a que eu me referia acima. Os deputados que a nação brasileira viu ao vivo e em cores, são resquícios de uma era que terminou e só eles ainda não perceberam. Mas ainda usam regras antigas para nos enganar!
   A democracia, embora não seja perfeita, é sem dúvida o menos ruim dos modos de se exercer o poder em nome do povo. Já o afirmava Winston Churchill. Mas este povo, por sua vez, precisa urgente passar de mero espectador para agente de todo o processo. Isso se faz com educação , com exercício da cidadania em pequena e grande escala, começando no seu bairro, na sua escola, na sua empresa e atingindo o clímax no processo eleitoral propriamente dito. O voto facultativo considerado sonho de muitos brasileiros, pode ainda não ser o melhor nos tempos atuais. Para já, no aqui e agora da história, em que avançamos, mesmo se aparentemente retrocedemos, aprender a votar é tão sagrado quanto aprender a ler! ( MANUEL JOAQUIM DOS SANTOS, padre na Arquidiocese de Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, sábado, 23 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares