quarta-feira, 20 de abril de 2016

A TIA


   Mais importante que reconhecer sua peculiar maneira de viver a vida é aceitar que é um jeito seu e isto basta a ela. Os gatos acordam-na, logo cedo, e, amável e serena, levanta-se, alimenta-os despretensiosamente. Tem dois pequenos, novíssimos. Ela os ama e protege com o esmero que têm as mães. Na geladeira, o papel com os horários das consultas a traz de volta. Apressa-se. Banho tomado e os pequenos nos braços, despede-se dos outros e sai.
   Descem as escadas do prédio com calma. Ela sorri sempre que os gatinhos mexem-se em seus braços. Na portaria, uma mãe, seu filho e seu cachorro interagem com o porteiro. O cachorro não se incomoda com os gatinhos e o menino vem vê-los, rapidamente brinca com eles, admirando sua felicidade – a dela e a dos gatinhos. A mãe e o porteiro abrem somente um meio-sorriso – não gostam deste tipo de bicho muito livre. 
   Na sala de espera, ouve por alguns minutos, espelhando as expressões daqueles que a estranham, às conversas cotidianas tão distantes dela. Não querida parecer enxerida mas não pôde evitar. Ficou perplexa quando ouviu uma menina, que não teria mais de 20 anos, falar sobre seu cabelo. Tinha os cabelos naturalmente cacheados, mas estavam alisados; com o calor não sabia se era legal cortá-los ou deixá-los como eram. A outra perguntou se o namorado gostava de cabelos curtos, as duas concordaram que era melhor não inventar quando se trata de cabelos. Um chamado de volta à vida: é a vez dos gatinhos. 
   Entram os três no consultório, ela e os gatinhos. O veterinário é simpático. Tudo pronto. Voltam pra casa. Desta vez o porteiro finge que não vê. Ela sobe as escadas com os gatinhos e algumas compras em mãos. Não precisa de ninguém. Os outros recebem-na em casa e ela se sente bem-vinda. Despede-se mais uma vez e vai trabalhar. À noite, quando volta pra casa, cansada, seus filhotes recebem-na outra vez. 
   Ela lê e passa um tempo com eles. Gostam dos seus carinhos. Ela vive assim. Uma vida que é própria dela, que ela inventou. Tem os filhos e a companhia que sempre quis. Aos finais de semana, recebe amigos e às vezes os sobrinhos em casa e compartilha com eles o seu mundo, a sua família. É tão livre quanto eles e mais livre que os outros. Uma mulher e seus gatos – uma revolução. ( LUCAS SANCHES, estudante universitário em Londrina, página 3, caderno FOLHA 2, espaço CRÔNICA, quarta-feira. 20 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares