A cada fase deflagrada da Operação Lava Jato são revelados fatos que apontam para uma única história para a trajetória de escândalos que envolvem o Partido dos Trabalhadores (PT): a morte até hoje não esclarecida do prefeito de Santo André, Celso Daniel, em 2002; o mensalão em 2005; e o esquema de corrupção bilionário da Petrobras, cujas investigações começaram em 2014. Os personagens, como é possível constatar agora, se repetem e aparecem em vários desses fatos.
Enquanto o PT prefere tratar cada uma dessas histórias como fatos isolados, parece haver indícios fortes de que tudo isso está interligado. Com a deflagração da 27ª fase Lava Jato, denominada “Carbono 14”, surge a hipótese de que a morte de Celso Daniel foi de fato um crime político e não uma ocorrência como vinha sendo investigada - aliás, 15 anos depois o caso não está totalmente esclarecido. Se desde aquela época já vinha sendo montado um esquema de arrecadação ilícita de recursos é preciso esclarecer.
O fato é que nada parece contribuir para trazer algum alívio ao PT e, consequentemente, à presidente Dilma Rousseff. Com um processo de impeachment em curso na Câmara dos Deputados, acusações graves como essas pioram – e muito – a sua situação. O cenário para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), implicado em vários escândalos, também não é favorável. A despeito do desenrolar das investigações, que podem não ter um desfecho dos mais ágeis, a presidente vem administrando apenas para se manter no cargo.
Ontem, anunciou a rescisão de mais de 2 mil funcionários alocados no Ministério da Agricultura ligados ao PMDB. A ação reforça a sabedoria popular de que pouco importam os quesitos técnicos para a nomeação de cargos comissionados. São apenas indicações partidárias. O loteamento, que será feito em vários outros ministérios, está sendo trocado por votos de deputados contra o impeachment da presidente. Negociatas como essas não podem continuar a ocorrer no País.
Enquanto está em curso uma das mais graves crises econômicas da história, que ameaça a obtenção de várias conquistas obtidas pela população, Dilma e seu partido apenas se agarram ao poder. ( FOLHA OPINIÃO, opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, sábado, 2 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário