sexta-feira, 15 de abril de 2016

IMPEACHMENT, O PRIMEIRO PASSO


   A votação no plenário das duas casas do Congresso Nacional se aproxima e a entidade máxima do setor produtivo da cidade tem o dever de demonstrar o mais claramente possível sua posição. Entendemos que o afastamento da presidente da República é o primeiro passo para um longo processo de amadurecimento da nossa democracia. Sem condições morais, administrativas e políticas para exercer mais o maior cargo, espera-se de Dilma Rousseff uma decisão republicana, um ato de amor à Pátria, uma assinatura que redimiria sua biografia. A renúncia desencadearia o necessário processo de enfrentamento do colapso político iniciado com o aprofundamento das investigações da Operação Lava Jato. 
   O gesto de grandeza, descartado pela governante petista reiterada vezes , seria ainda a única forma de desemperrar a atividade econômica e afastar o risco de confrontos violentos tomarem conta da agenda política. Por certo, um novo horizonte político teria um impacto positivo nas expectativas do mercado, castigado pela pior situação da história. É lamentável que a presidente Dilma tenha ignorado o cerco da opinião pública – a última pesquisa CNI/Ibope aponta que 80% dos brasileiros não confiam na presidente e 82% desaprova a forma como ela governa – e não tenha tido a humildade de tentar satisfazê-la, como preconiza os mais elementares ideais democráticos. Quando um governante ocupa o cargo com a única e frágil pilastra eleitoral como sustentação, passa a se comportar como um servidor de si mesmo. Não é de se surpreender que a partir desta distorção, a ordem institucional funcione para os governistas apenas como um obstáculo e não um bem inalienável do estado de direito. Afinal, o que se tornou o PT? O que foi feito da agremiação que mais pediu a instauração de processos de impeachment desde a redemocratização, sempre se colocando como um mocinho no combate aos vilões da administração pública? O PT de hoje comanda um governo sob a égide da corrupção, como fim e como método; ou para conseguir aliados, ou para enriquecer seus líderes, ou para financiar companhas milionárias e difamatórias, quando não para praticar tudo isso ao mesmo tempo. O grande símbolo dessa decepção colossal é o ex-presidente Lula, antes um líder respeitado, hoje um homem acuado pelas suspeitas, especialista em semear a discórdia e o enfrentamento, estrategista inescrupuloso que age para enfraquecer as instituições com o intuito de dominá-las.
   Devemos dizer que os trabalhadores mereciam mais respeito. Denominar este partido com o mesmo nome daqueles que se esforçam honestamente, de sol a sol, é o embuste original que permeia toda a nação de uma administração sem rumo. Portanto, não há outra saída. O Congresso tem a obrigação de atender ao clamor popular, ignorando as manobras ardilosas engendradas no palácio. Não falta argumento legal para a deposição: a fraude fiscal conhecida como “pedalada” infringe claramente o inciso VI da Constituição Federal, que caracteriza como crime de responsabilidade o ato de atentar contra a lei orçamentária.
  Caso as duas casas parlamentares decidam abrir o processo, o respeito ao rito constitucional protege a ascensão de Michel Temer, eleito legitimamente como vice-presidente, inclusive para assumir o posto caso em caso de afastamento definitivo. Em situação análoga, após o afastamento do presidente Fernando Collor, Itamar Franco deu exemplo de como conduzir a transição até que o novo eleito se instale com certo conforto. Avaliamos que é uma experiência que pode ser repetida em 2016. O que se espera é a formação de uma ampla coalizão, que fortaleça as instituições e que não interfira no trabalho da força-tarefa que compõe a Lava Jato. Que a depuração continue em todos os flancos e que todos os envolvidos sejam punidos política e penalmente. 
   Os 77,6% dos londrinenses que votaram em 2014 na oposição aceitaram a vontade dos compatriotas, que preferiram a continuidade. Mas hoje, sem rancores, somados aos milhões arrependidos de Norte a Sul, desfrutamos da autoridade de ser maioria para pedir com convicção: impeachment já! Não, não vai ter golpe. Se tudo der certo para os brasileiros, domingo vai ter justiça. ( VALTER LUIZ ORSI, presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), página 2, ESPAÇO ABERTO, sexta-feira. 15 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares