É tempo de orar e interceder! Mas para que rezar? Deus escuta a minha oração? Sim, Deus escuta a sua oração. A arma mais poderosa a nosso favor, abre o céu para nós; é o elo mais forte de intimidade com o próprio Deus.
E o que é interceder? O papa Francisco nos responde: “A oração não é pedir isso ou aquilo, mas é “a intercessão de Jesus que, diante do Pai, lhe mostra as suas chagas”. Cf: (Jo 16,23b). O Pai quer nos dar tudo, mas sempre no nome de Jesus. Vamos a Jesus pela oração e Nele compreenderemos o plano de Deus para a nossa vida. Ele intercede por nós junto ao Pai.
O Evangelho nos conta que um dia Jesus estava próximo ao povo de Jacó quando chega uma samaritana e, no diálogo, Ele lhe diz: Se conhecesses o dom de Deus! (Jo 4,10). A oração acontece bem aí, à beira do poço, onde vamos procurar a água que sacia a nossa sede. E é Jesus o nosso Mestre que nos espera!
Na sua ressurreição Ele teve um corpo belíssimo: as chagas da flagelação e dos espinhos desapareceram , bem como a marca dos açoites. Mas, Ele quis deixá-las expostas como um sinal de seu sofrimento e de suas súplicas por nós ao Pai. Jesus nos impulsiona, assim, a confiar em sua paixão, confiar em sua vitória sobre a morte, confiar em suas chagas. Ele é o sacerdote e este é o sacrifício: as suas chagas. Isso nos dá confiança e coragem para rezar.
O Papa ainda diz: “A oração o Pai em nome de Jesus faz-nos sair de nós mesmos; a oração que nos embaralha está sempre dentro de nós, como um pensamento que vai e vem. Mas a verdadeira oração é sair de nós rumo ao Pai em nome de Jesus. É um treino! Não conseguimos sair em direção aos outros, se não sairmos de nós mesmos”.
Para mim, interceder é colocar-me no lugar do outro e lutar na oração por sua causa como minha até ser atendida. Mesmo que demore dias, meses e anos fico aí sem cessar, pois a intercessão é uma oração suplicante, de fé e expectativa, como fez Jesus ao confiar em Deus Pai que cumpre o que promete.
“Se esperamos o que não vemos é porque o aguardamos com perseverança. É preciso orar sempre, sem desfalecer” (Lc 18,1). “O Espírito Santo é que vem em socorro de nossa fraqueza, pois não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor “ (Cf. Rm 8 25-26).
Elevemos confiantes as nossas súplicas a Jesus que, junto do Pai, intercede por nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário