terça-feira, 26 de abril de 2016

REFORMA DA PREVIDÊNCIA


   Há tempos se discute a necessidade de execução de uma reforma na Previdência. No entanto, o assunto ganhou força depois da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e da divulgação de enorme deficit nas contas públicas. Tema extremamente impopular porque mexe com direitos dos trabalhadores, a reforma tem sido “empurrada” – sem qualquer perspectiva de uma discussão no curto prazo. 
   Reportagem desta FOLHA discutiu o assunto e aponta para a necessidade urgente de reduzir as despesas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). As medidas são amargas, mas se fazem extremamente importantes. Somente no ano passado, a União teve que arcar com um rombo de mais de R$ 89 bilhões no Regime Geral de Previdência Social dos aposentados e pensionistas. Para este ano o governo estima um deficit de R$ 105,3 bilhões para cobrir a diferença entre contribuições e benefícios pagos. 
   Se os números não fecham, há indicativos de que é preciso haver mudança. Gastos com pensões devem ser revistos, assim como deve-se elevar o rigor na concessão dos benefícios da aposentadoria rural, fatores significativos da diferença. Além disso, fundamental acrescentar que a perspectiva de vida dos brasileiros aumentou. De 2000 a 2015, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a esperança de vida subiu  5,6 anos – de 69,8 para 75,4 anos. São fatores que têm que ser considerados e discutidos pelos brasileiros. 
   Importante salientar que não se trata de defender a perda de direitos adquiridos – e conquistados – pelos trabalhadores. No entanto, é preciso que a sociedade amadureça e debata a questão seriamente – sem ideologia. Trabalhadores urbanos, por exemplo, não podem continuar a subsidiar os rurais. Não se pode tratar duas classes distintamente, uma vez que o trabalhador rural adquire direito a uma aposentadoria com apenas 15 anos de contribuição . Itens como esse devem ser igualados. 
   Também é esperada uma ação que foque no equilíbrio das contas no longo prazo, como a estipulação de idades mínimas de aposentadoria, equiparação de direito de mulheres e homens, bem como de trabalhadores do setor público e privado. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, terça-feira, 26 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares