sexta-feira, 1 de abril de 2016

OS PASSOS NECESSÁRIOS PARA A ALFABETIZAÇÃO


   Quando a criança chega aos cinco anos e vai finalizando o período de educação infantil, é comum os pais ficarem ansiosos pelo início do processo de alfabetização. O que muito não consideram, porém, é que antes de efetivamente aprender a ler e escrever elas precisam adquirir habilidades motoras, de raciocínio e de linguagem que as preparam para a próxima etapa escolar. Na maior parte das vezes, crianças estão prontas para serem alfabetizadas aos 5 ou 6 anos, mas isso é variável. Quando a alfabetização ocorre antes do tempo, a criança pode se frustrar, o que causa grande desconforto e ainda traz prejuízos para a aprendizagem, impondo longo tempo para recuperação. 
   As escolas de educação infantil ajudam as crianças a adquirirem as habilidades necessárias para a alfabetização. Nesta fase são trabalhadas habilidades sociais, emocionais, de raciocínio e físicas de forma integrada. Na fase pré-escolar é incentivado o gosto pelos livros e pelo aprendizado. É o período em que são desenvolvidas as habilidades cognitivas fundamentais para o processo, permitindo a percepção das letras e dos números e sua correlação com o mundo real. 
   A educação infantil permite ainda que os pequeninos desenvolvem habilidades sociais, físicas, de autonomia e identidade. Crianças preparadas para a alfabetização são curiosas sobre do mundo que as cerca, fazem perguntas e querem conhecer o mundo das letras. Mesmo antes de ler e escrever as primeiras letras, a crianças já participa ativamente dos processos envolvidos na aquisição da linguagem. Ela percebe, analisa, formula sus hipóteses sobre a leitura e a escrita a que está exposta eu seu cotidiano. Com o estímulo correto, elas adentram na alfabetização de forma natural e tranquila. 
   É importante respeitar a maturidade da criança para que o processo de alfabetização seja prazeroso e sem traumas. Quando a criança está preparada, a leitura e escrita ocorrem naturalmente, de forma gradual e contínua. É fundamental que a família se torne parceira no processo, estimulando a curiosidade da criança e a sua proximidade com os livros e a escrita. Cobranças e exigências exageradas dos pais podem criar traumas e a redução da autoestima, aumentando a possibilidade da não obtenção das metas propostas pela escola para aquela idade. O mais importante é que o processo seja prazeroso e que a criança se interesse pela descoberta das palavras de forma ativa e espontânea. 
   Devemos lembrar que a alfabetização é um processo composto de várias etapas e que é bastante influenciado pelo ambiente escolar e familiar em que a criança está inserida. Para ser alfabetizado, o aluno precisa estar maduro em todos os sentidos, para que tenha segurança para vencer os desafios. Um das principais consequências de pular etapas é a não alfabetização da criança dento da idade recomendada, até 7 ou 8 anos. Isso traz consequências para toda a vida escolar futura, pois seu desempenho estará sempre aquém do esperado pela escola e pelo país. ( ANDREA PIZAIA ORNELAS, diretora de escola de educação infantil em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 31 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares