domingo, 3 de abril de 2016

INTOLERÂNCIA E REDES SOCIQIW


   Os escândalos de corrupção no governo federal e o consequente processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) acirrou os ânimos da população. Divididos entre favoráveis e contrários à continuidade do governo, a população “subiu o tom” das discussões, principalmente nas redes sociais. No mundo virtual, onde não há contato físico, escrever o que se pensa e expor abertamente opiniões e convicções é mais fácil. No entanto, é praticamente unanimidade que a crise política na qual o País está mergulhada gerou ações de intolerância. 
   Se os brasileiros estão em uma espécie “histeria coletiva”, o fato é que a troca de agressões, principalmente no mundo virtual tem se tornado uma constante. Convicções à parte, em um cenário como o atual, torna-se fundamental que as pessoas mantenham o bom senso e elevem o nível das discussões. A população não pode continuar dividida e trocar agressões verbais. Pelo contrário, o momento é de união. É natural que todos tenham suas preferências e ideologias, mas certamente ninguém há de concordar com tanta corrupção. 
   Por isso, é importante que o “bate-boca” seja transformado em ações de vigilância e fiscalização dos atos públicos. Os políticos não podem continuar a tratar as coisas públicas como privada. Interesses individuais não podem continuar a se sobressair sobre o coletivo. São premissas básicas que jamais podem ser esquecidas. Se parte das responsabilidades pelos acontecimentos atuais pode ser sim transferida à população, é chegado o momento de mudar essa história. Um povo mais vigilante certamente pode contribuir para mudança de comportamento dos atuais políticos. 
   Em um clima como atual, de acirramento dos ânimos, é fundamental que todos mantenham a calma e o bom senso. O direito à livre manifestação é garantido pela Constituição Federal e fortalece a democracia, mas o recurso da violência física ou de agressões verbais devem ser contidas. As discussões políticas não podem ser colocadas em uma arena de briga com “times inimigos”. A troca de ideias é saudável e contribui para o enriquecimento pessoal de cada um, mas há que se respeitar os limites. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, domingo, 3 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares