quarta-feira, 27 de abril de 2016

POPULAÇÃO CARCERÁRIA


   Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias divulgado ontem pelo Departamento Penitenciário Nacional (órgão vinculado ao Ministério da Justiça) aponta que o perfil da população carcerária pouco mudou. A avaliação socioeconômica dos detentos mostra que a maioria é jovem (idade entre 18 e 29 anos), mais de 60% deles são negros e 75% têm o até o Ensino Fundamental completo. 
   O Brasil conta com a quarta maior população carcerária do mundo – 622.202 pessoas privadas da liberdade em dezembro de 2014 (último dado disponível), das quais 40% eram provisórios ( sem condenação em primeiro grau). Lideram o ranking Estados Unidos, China e Rússia. O estudo mostra que o Paraná detém o quarto maior número, com 28 mil detentos, atrás apenas de São Paulo, com 220 mil ; Minas Gerais (61,3 mil), e Rio de janeiro (40,3 mil ). Em 14 anos, houve um aumento de mais de 600% na quantidade de presos, índice preocupante.
   O percentual pode apontar para um trabalho melhor desenvolvido pela área de segurança pública. No entanto, também pode apontar para a banalização das prisões. Como explicar, por exemplo, o aumento significativo da população carcerária se a “sensação de insegurança” permanece? Se melhorou o trabalho de investigação das polícias e as rondas ostensivas, que coíbem a prática de crimes menores”, porque as pessoas não têm esse sentimento na prática?
   Além disso, é preciso discutir outras formas de punição, além das cadeias. O sistema já se mostrou ineficaz para a ressocialização das pessoas e se conscientizou extremamente perverso. A superlotação torna esses locais totalmente insalubres, sem condições de atender requisitos mínimos necessários à manutenção da dignidade humana. Se as soluções apontam para as tornozeleiras eletrônicas ou à implantação do trabalho nas penitenciárias, é preciso avaliar os melhores resultados e implementar. No entanto, no longo prazo apenas a melhoria do nível educacional do brasileiros e das condições de vida é que poderão reduzir as estatísticas. ( FOLHA OPINIÃO, página 2, quarta-feira. 27 de abril de 2016.publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares