quinta-feira, 11 de junho de 2015

VELHOS MUNICIAM JOVENS INFRATORES



   São os velhos que fabricam as armas que os menores infratores usam; são os velhos que produzem as drogas que os menores infratores consomem e também comercializam,  a mando dos velhos. São os velhos que produzem as bebidas alcoólicas, que entorpecem e geram violência e acidentes, muitas vezes fatais; são as indústrias dos velhos que produzem as armas brancas pontiagudas, que também servem como freqüente instrumento para matar semelhantes; são os velhos corrompidos do Congresso Nacional que agora querem rebaixar a idade dos jovens infratores, para assim encarcerá-los.
   Sim, a maioria da sociedade já se manifestou favorável a essa redução. Não entro no mérito de condenar ou avalizar essa postura, senão mostrar que por trás de tanta criminalidade praticada por esses jovens estamos todos nós, os velhuscos, criando e fornecendo mecanismos favorecedores da delinqüência juvenil. Somos todos nós, os velhos com poder de decisão , que  neglicenciamos   ante a dura realidade das misérias sociais, porque só nos inspira a punição, e assim pensamos estar resolvendo o problema.
   É o sistema social e governamental ( ressalvados os cidadãos conscientes, que também são muitos) que se mantém indiferente ante milhões de famílias miseráveis, possibilitando aos filhos os desvios para o assalto e o roubo, porque eles também apreciam os bens , que devem ser para todos. É natural a idêntica cobiça daqueles que não os alcançam e não veem perspectiva de alcançá-los. Não são esses adolescentes que regem a ordem governamental corrupta, esbanjadora e irresponsável ante os dramas da pobreza, parceira próxima da propensão aos delitos. Sim, os menores infratores são violentos e perigosos, mas nós, somos todos santos homens?
   Nós, os mais velhos, que nos supomos a parte sã da sociedade, muito provavelmente vamos assistir à redução da maioridade penal, e, diante da realidade, iremos dizer que esta foi a solução, mas isto sim não nos fará puros e não eliminará nossas culpas por favorecer – pelas razões apontadas – a continuidade da delinqüência juvenil. ( Texto escrito por WALMOR MACCARINI, jornalista em Londrina, pagina 2, ESPAÇO ABERTO, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, quinta-feira, 11 de junho de 2015).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares