sábado, 20 de junho de 2015

DEZ ESSES CATIVANTES



   1. Simplicidade. As pessoas simples nos cativam. Sentimo-nos bem com os simples. Jesus fez questão de ser e viver na simplicidade. São João 23 aconselhava: “Não complicar o que é simples, mas simplificar o que é complicado”. 
   2. Sobriedade. Esta é a virtude do bom-senso,  do desapego, da liberdade diante das coisas. Ser sóbrio é evitar o excesso, o exagero, o supérfluo. A sobriedade protege nossa saúde, nossa paz, nossa felicidade.  Quem é sóbrio é livre, é sábio, é sadio, é servidor.
   3. Sorriso. O sorriso abre mil portas, perfuma o ambiente onde estamos, inspira alegria e facilita a comunicação. O sorriso é o principal passo do amor, do perdão, da aceitação do outro. Sorrir é um jeito de resolver problemas, evitar dramatizações, proteger a saúde.
    4. Sinceridade. As pessoas sinceras granjeiam nossa confiança e admiração. A sinceridade possibilita o diálogo e protege a convivência. Para sermos sinceros devemos ser verdadeiros. Portanto, a sinceridade requer autenticidade, coerência, transparência.
   5. Silêncio. No silêncio conversamos com Deus, ouvimos os outros e acolhemos a voz da nossa consciência. O silêncio é a pátria da palavra e da profecia. O silêncio é a casa da revelação. É a janela que se abre para a realidade. O silêncio fala e traz soluções. Silenciar é um ato de justiça conosco, com os outros, com Deus.
   6. Simpatia.  Ela torna a vida mais leve,  suave,  prazerosa. A simpatia é um dom de  relacionamento  que atrai, provoca a comunicação,  abre as portas do coração. A simpatia nos encoraja, anima e motiva. É abertura para o outro, acolhimento do diferente, interação das pessoas.
   7. Serviço. Servir é colocar-se à disposição dos outros com generosidade e gratuidade. E uma das atitudes mais nobres do ser humano. Serviço tem o nome de altruísmo, voluntariedade, fraternidade. Quem se abre para servir, eleva-se até Deus e cativa os outros.
   8. Sensibilidade.  É  um dom de atenção, carinho e cuidado dos outros. A sensibilidade se antecipa na solução dos problemas, dá sempre o primeiro passo, vai ao encontro, toma iniciativa, resolve situações difíceis.
   9. Sabedoria. Consiste em dar sabor a tudo que fazemos.  A raiz da palavra sabedoria é sabor. Dar sabor ao saber, ao fazer, ao ser. Rezar com sabor, trabalhar com sabor, servir com sabor. Sabedoria não é erudição, inteligência, quociente elevado, mas é saber viver bem, ser bom, fazer o bem, ter bom-senso, ser prático. Que o homem sábio não se torne demente.
   10. Sacrifício. É o mesmo que doação de si, oblação e entrega, dedicação  e dádiva de si mesmo. Todo sacrifício traz grandes bens e grandes alegrias. O sacrifício é amargo no início e doce no final. Quem se poupa não cresce, não amadurece e  a muitos entristece. Já o sacrifício é um ato de amor, um ato martirial, ato vital e positivo.
   A reflexão sobre os dez “s” cativantes pode ser muito útil tanto pessoalmente quanto socialmente. Ajuda a aprimorar a convivência humana na família, na comunidade, na sociedade, visto que o mundo racional técnico, matemático sacrifica as emoções, os sentimentos, os afetos. Chegou a hora da revolução da ternura. Com a emoção e a ternura vamos ao mais profundo do coração humano. O coração tem razões que a mente desconhece. ( Texto escrito por DOM ORLANDO BRANDES, arcebispo de Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, sábado, 20 de junho de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares