quarta-feira, 17 de junho de 2015

A "CASA DA ÁRVORE”

                                                  

Tronco de gurucaia é o principal elemento estrutural de casa projetada e construída por arquiteto paranaense

   Na década de 1970, o Brasil ainda engatinhava na discussão de boas práticas verdes, mas um grupo de arquitetos saiu na frente. O arquiteto paranaense Osvaldo Navaro Alves foi um deles: levantou uma casa no meio da mata nativa com uma árvore de 9 metros integrada ao espaço interno, no bairro do Pilarzinho, em Curitiba.
   Alunos de arquitetura fazem peregrinação até “a casa da árvore”. Vira e mexe algumas delegações estrangeiras também chegam por lá para aprender as lições da tal “arquitetura honesta”. Entre os especialistas não há consenso. De um lado há quem diga que se trata de um estilo orgânico pela sinergia com o meio ambiente. Do outro, existem defensores de que a casa é um exemplar de arquitetura neovernacular, quando são empregados técnicas materiais regionais do próprio local onde a edificação é construída. O motivo de toda a atenção é o mais nobre de todos: a casa projetada e construída por Osvaldo Navaro Alves surge no meio de um bosque de mata nativa como uma semente que brota naturalmente . Ninguém imagina que nem sempre esteve ali.
   A habitação é uma figura geométrica de 12 lados. No centro, o principal elemento estrutural é o tronco de uma gurucaia, árvore nativa de nove metros de altura. Todas as outras vigas se encaixam na  coluna e formam um esqueleto similar ao de um guarda-chuva. As paredes são de alvenaria com textura  baiana e troncos de eucaliptos empilhados. A iluminação aproveita a luz natural e fica a cargo da claraboia central – o que tecnicamente leva o nome de iluminação zenital. E, para garantir o conforto térmico da casa, existem no telhado telas horto florestais responsáveis por refletir até 50% da irradiação solar.
   Dentro não há corredores. Existe apenas uma área principal de circulação, disposta em volta do jardim interno, que leva a todos os ambientes. O que surpreende ainda mais na casa é a mistura de funções. Exemplo: a claraboia não é apenas uma abertura que permite a passagem da luz. Por ser revestida  por vidro blindado qualquer um pode andar sobre o espaço. Por isso, não raramente vira palco de visitantes. Volta e meia  Osvaldo gosta de subir para apreciar a vista.
   A ideia da casa foi do próprio Osvaldo. Depois da visita do paisagista Burle Marx, que esteve no local para sugerir o que fazer com o jardim da propriedade, o arquiteto não tirou da cabeça a dica: “Faça uma casa que combine com o bosque”.  Nada melhor que uma “casa árvore”.(
LUAN GALANI/HAUS/GAZETA DO POVO, página 1, caderno  
imóveis   Classificados 3377-3000 espaço  ARQUITETURA, publicação do JORNAL DE LONDRINA, domingo, 14 de junho de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares