quarta-feira, 8 de abril de 2015

A BERMUDA DO LONDRINENSE


   Sábado pela manhã, Sara e eu caminhamos pelo calçadão de Londrina, após um expresso, um  machiatto e um pãoA  de queijo  em uma cafeteria. Entre a  São Paulo e Rio de Janeiro, sentamos um pouco para apreciar o movimento. Uma trilha sonora urbana nos acompanha: buzinas, passos, vozes indistintas, risos de crianças, de vez em quando um choro. Parecia até o ensaio de uma orquestra. Cada instrumento com seu som,  alguns graves, outros agudos. Há os mais salientes:
   - Doutor, me dá vinte centavos pra uma pinguinha.
   - Dois chips de celular por dez reais.
   - Moça, vamos fazer um cartão hoje?
   - Olha que beleza o oxigênio, você sabe quem criou? Diz um pregador.
   - Que cachorro mais lindo!
   - Gostosa!
   - Brasil mostra sua garra, diz alguém em um palanque.
   - Me dá um dinheiro pra comida!
   - Olha a estátua  viva . Mas, estátua se mexe? É uma estátua dinâmica!
   - Vamos por aqui que estou com pressa.
   - Mãe, é um desses que eu quero. Compra pra mim W Não enche menino!
   - De onde vem esse barulho? Está ouvindo? PI, PI, PI, PI. É da estátua. Será?
   Essa diversidade de sons é acompanhada da diversidade humana. Nossa! Como tem gente diferente no mundo!
   Mas, uma constância chama minha atenção: a bermuda do londrinense. Todos os homens que estavam de bermuda – meninos, velhos, jovens, maduros, grisalhos, morenos, loiros, calvos, negros, pardos, brancos, altos, baixos – tão  diversos, mas semelhantes no comprimento da bermuda. Sempre abaixo dos joelhos!
   Sara sugere que eu faça uma contribuição para o artista da estátua. Aproximo-me e leio o que estava escrito no pequeno cartaz afixado ao tubo onde as moedas caindo adicionam mais um som à trilha sonora matutina:
   “As contribuição mostra sua cultura e valoriza minha arte”
   Penso: Não tenho nenhuma bermuda que  cubra meus joelhos, Preciso comprar uma. Mas, acabou o verão! Fica para o ano que vem! ( Texto escrito por FERNANDO GIMENEZ, professor em Curitiba, extraído do espaço  Crônica, página 3, Folha 2, publicação do jornal  FOLHA DE LONDRINA, quarta-feira, 8 de abril de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares