Kaciane Caroline tem dez anos, mora numa cidade do interior de São Paulo, vai à escola, faz lição de casa, brinca. Tem uma coisa que ela adora fazer: ler. Já leu um montão de livros (mais de 500), quer ler mais, e ainda tem vontade de incentivar outras pessoas a também gostar dos livros.
Para isso, teve a ideia de montar uma biblioteca no quintal de casa. Olha que coisa mais interessante: a menina conseguiu ajuda de empresas da cidade, da escola, de colegas e de várias pessoas da comunidade. Com isso, seus pais puderam construir um local para a lotar de livros. E deu certo!
Hoje, o lugar funciona com mais de 4.000 obras e, durante três horas por dia, sempre no período da tarde, quem quiser pode ir lá e pegar um livro emprestado, assim como acontece em qualquer biblioteca.
Mas Caroline quer mais. Está fazendo uma vaquinha pela internet para tornar a biblioteca dela profissional (para contribuir, acesse esse endereço na internet: migre.me/sikfr).
E se você aproveitasse suas férias para, brincar, dormir, brincar ainda mais, ficar sem fazer nada e passear, também pensar em um projeto bem legal? Pode ser com a ajuda de alguém, mas o importante é que seja uma ideia que traga benefícios não só pessoais, mas também para as outras pessoas.
A garota da biblioteca é um exemplo para todas as crianças. Ela conseguiu fazer um gosto dela ser também o gosto de muitos outros. Ela é uma menina generosa, criativa, e ativa. E todas as crianças, inclusive você, podem ser assim também.
Para isso, basta ter coragem, persistência, esforço, paciência e não desistir com as dificuldades que sempre aprecem. Um projeto nunca acontece de um dia para outro, não é?
Se tiver uma ideia legal, converse com seus pais, com seus professores – e não deixe de contar para a gente. E lembre-se: a ideia pode dar certo ou não, mas você vai aprender muitas coisas tentando! (FONTE: Página 2, Coluna Quebra cabeça por Rosely Sayão, folhinha, FOLHA DE SÃO PAULO, sábado, 5 de dezembro de 2015).
Nenhum comentário:
Postar um comentário