terça-feira, 15 de dezembro de 2015

PERDENDO FORÇA



   A pequena melhora que o Brasil registrou no Índice de Desenvolvimento Humano  (IDH) em 2014 não foi suficiente para que o País caísse uma posição no ranking dos melhores IDHs, conforme os dados divulgados ontem pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Passamos de 0,752 em 2013 para 0,755 em 2014 e perdemos a 74ª posição para o Sri Lanka, uma ilha no Sul da Índia com 21 milhões de habitantes e que apresentou no ano passado um crescimento mais acelerado que o brasileiro. Cento e oitenta e oito nações e territórios reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) participam do ranking. O Índice é calculado há 24 anos pelo Pnud e leva em consideração indicadores como expectativa de vida, tempo de escolaridade e renda. Quanto mais próximo de 1, melhor a situação do país.  A Noruega, com 0,944, é a primeira colocada, seguida da Austrália e da Suíça. Niger, na África, é a última colocada com 0,348.
   Dos 188 países, 45 conseguiram aumentar o índice em comparação com o último relatório, divulgado em 2014. Sete estão na América Latina. Apesar de ter caído no ranking, o Brasil continua enquadrado entre os países da categoria de Alto Desenvolvimento Humano, assim como outros latino-americanos como México, Uruguai, Venezuela e Cuba. Todos eles estão à frente do Brasil no ranking, sendo que entre os vizinhos, a Argentina é a melhor colocada: 40º lugar.
   Indicadores que representam melhorias sociais avançaram no Brasil, como a expectativa de vida, que aumentou de 74,2 em 2013 para 74,5 em 2014 e a média de anos  de estudo que passou de 7,4 para 7,7 nesse período. Por outro lado, houve queda na Renda Nacional Bruta (RNB) per capita de US$ 15.288 par US$ 15.175.
   Discordâncias na expectativa de vida, na educação e na renda da população brasileira fazem com que o IDH do País sofra uma perda de 26,3% quando ajustada `desigualdade. Isso acontece porque uma nação pode ter o IDH alto, mas com uma sociedade bastante desigual.
   A pequena retração na renda per capita em 2014, certamente, influenciou no IDH divulgado ontem. Entre 2009 e 2014, o Brasil caminhou rápido e ganhou três posições. Mas ao que tudo indica, os indicadores que compõem o IDH brasileiro estão perdendo dinamismo e força. Essas características devem aparecer quando se levar em conta as taxas de 2015, ano bem mais difícil economicamente. O País pode até não cair no próximo ranking de desenvolvimento, mas vai levar muito tempo para alcançar nossos vizinhos argentinos, eternos rivais no futebol. Ponto para a seleção de Messi. ( FONTE: FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br, página 2, terça-feira. 15 de dezembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares